Catedral da Sé recebe vigília Pascal

Celebração será dividida em Liturgia da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística

O arcebispo dom Fernando Saburido preside a vigília pascal, neste sábado (31/03), às 20h, na Catedral da Sé, localizada no município de Olinda. A celebração, dividida em Liturgia da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística, faz parte da programação católica voltada para a Semana Santa.

Leia também: 
Confira o que abre e fecha no feriadão de Páscoa na Região Metropolitana
Páscoa: conheça costumes ao redor do mundo
NACC receberá doações para a Páscoa

De acordo com os católicos, o sábado é um dia de esperança, na certeza da ressurreição de Jesus Cristo. Durante o dia, não há missa nem outras celebrações litúrgicas, pois trata-se de um momento de silêncio e oração.

Na Liturgia da Luz, o arcebispo dom Fernando abençoa o fogo que acenderá uma grande vela, chamada de Círio Pascal. O Círio, que representa Jesus Ressuscitado, é todo decorado com símbolos religiosos, como o da primeira e da última letra do alfabeto grego – Alfa e Ômega. Estas letras indicam que Jesus é “o início e o fim de tudo”, como há nos escritos bíblicos. Cinco cravos representando os cincos ferimentos na cruz – dois nas mãos, dois nos pés e um na lateral do corpo – e o ano de 2018 também são inscritos na vela.

Em seguida, o arcebispo abençoa a vela com orações e entra na igreja, que está toda apagada. Neste momento, cada pessoa acende a sua vela a partir do Círio que passa pelo corredor da catedral. Quando a igreja já está toda iluminada com as velas dos fiéis, o arcebispo chega ao altar e canta o hino “Precônio Pascal” para celebrar a vigília e se preparar para a Páscoa – a ressurreição.

Depois acontece a longa Liturgia da Palavra, com lições do Antigo e do Novo Testamento, mostrando o projeto de salvação de Deus desde o episódio do Mar Vermelho até a ressurreição de Jesus. Então volta-se a entoar o Glória e procede-se a Liturgia Batismal: ladainha, bênção da água, renovação das promessas do Batismo e aspersão. Por último, a Liturgia Eucarística: o altar é preparado novamente para o banquete da Eucaristia.


Veja também

Sonda conclui a primeira coleta de amostra em um asteroide feita pela Nasa

Sonda conclui a primeira coleta da Nasa de amostra em asteroide

Ministério da Saúde inicia 15ª missão para atender indígenas com Covid-19
Coronavírus

Ministério da Saúde inicia 15ª missão para atender indígenas com Covid-19