Católicos celebram Domingo de Páscoa na RMR com missa pela internet

Missa realizada na Catedral da Sé, em Olinda, foi presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido

Missa na Catedral da Sé, em OlindaMissa na Catedral da Sé, em Olinda - Foto: Luciana Falcão/Arquediocese de Olinda e Recif

O Domingo de Páscoa teve um novo significado para os católicos. Sem poder sair de casa por causa das medidas de isolamento social para conter o avanço do coronavírus, os fiéis acompanharam a celebração transmitida pela internet e realizada pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, na Catedral da Sé, em Olinda. Além do arcebispo, na igreja estavam alguns poucos auxiliares, leituristas e profissionais de comunicação.

Durante a missa pela ressurreição de Jesus Cristo, Saburido lamentou não estar próximo aos fiéis em um momento de celebração máxima da Igreja Católica. Nos bancos da igreja, onde deveriam estar sentado os fiéis, foram fixados os nomes das paróquias que fazem parte da arquidiocese. "O que importa não é a igreja vazia, mas, sim, a quantidade de pessoas que estão nos acompanhando, vivendo esse momento de fé, acreditando que o Cristo está vivo", comentou.

Leia também:
Católicos do mundo inteiro vivem de forma atípica a Semana Santa
Famílias recorrem à tecnologia para driblar a saudade na Páscoa em meio à quarentena


“Apesar de toda a dor que estamos passando, presenciando essa igreja vazia, a alegria ultrapassa tudo isso. O Cristo ressuscitou, está bem vivo no nosso meio, e nada, absolutamente nada, ameaça essa alegria; nem a dor. Com Deus, estamos seguros, com certeza”, acrescentou o arcebispo no começo da homilia.

Além de pedir para os católicos manterem a fé, Saburido reforçou a importância do isolamento social. Segundo o arcebispo, a noite antes da ressurreição representa “a dúvida, o medo, a saudade, toda essa experiência dolorosa”. Ele falou ainda que os católicos são convidados a repetir o gesto dos apóstolos que testemunharam a ressurreição.

“Fiquem certo de que tudo isso que estamos vivendo vai passar. Seremos sociedade e igreja nova, com experiência diferentes. Temos muito o que aprender com este momento, mas teremos vitória na ressurreição e renovação espiritual. Por enquanto, continuemos nas nossas casas, obedecendo às orientações, e portanto, dando um sinal de amor", falou.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

Veja também

Fiocruz diz que vacina de Oxford tem efetividade contra variante P.1
Vacinas

Fiocruz diz que vacina de Oxford tem efetividade contra variante P.1

Na Cúpula do Clima, países anunciam pela 1ª vez metas capazes de conter aquecimento global
Clima

Na Cúpula do Clima, países anunciam pela 1ª vez metas capazes de conter aquecimento global