Notícias

Católicos do mundo inteiro vivem de forma atípica a Semana Santa

Arquidiocese de Olinda e Recife e paróquias de Pernambuco fazem transmissão pela internet das celebrações

Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando SaburidoArcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido - Foto: Divulgação

Diante do avanço da pandemia do novo coronavírus, católicos do mundo inteiro vivem de forma atípica a Semana Santa, um dos principais feriados religiosos do País. Neste ano, a Arquidiocese de Olinda e Recife e paróquias de Pernambuco fazem transmissão pela internet das celebrações para que os fiéis possam acompanhar de casa. Dentro das igrejas, as celebrações reúnem o mínimo de pessoas possível – apenas as equipes de liturgia e de comunicação, para o serviço no altar e para as transmissões ao vivo, respectivamente.

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido preside todas as celebrações do período na Catedral do Santíssimo Salvador, em Olinda, exceto a missa e bênção dos Santos Óleos, que foi adiada por precisar reunir todo o clero. “É uma missa bonita, quando os mais de duzentos padres da Arquidiocese renovam seus compromissos sacerdotais diante de Deus e do bispo, mas que será celebrada em momento mais adiante, por conta das recomendações de não promover a aglomeração de pessoas”, explicou o arcebispo.

Leia também:
Semana Santa sem encenações da 'Paixão de Cristo' por causa do coronavírus
Pandemia muda os ritos da Páscoa; saiba como acompanhar as cerimônias


O arcebispo preside as demais celebrações da Semana Santa na Catedral, a portas fechadas. Neste Sábado de Aleluia, o arcebispo realiza, às 20h, a Vigília Pascal. A celebração começa à luz de velas. Uma série de leituras mostra a grandeza de Deus, desde a criação do mundo até o nascimento, morte e ressurreição de Jesus, quando as luzes da catedral serão acesas. Já no Domingo de Páscoa, dom Fernando estará à frente da Missa de Páscoa, às 9h. É o congraçamento da ressurreição de Jesus, na qual está baseada a fé dos cristãos católicos.

Para assistir às celebrações, basta acessar as páginas oficiais da Arquidiocese de Olinda e Recife nas redes sociais. Dom Fernando acredita que os fiéis católicos participarão de suas casas como se estivessem dentro da catedral, com respeito, amor e fé. “É difícil, eu sei, mas tudo isso vai passar e deixar nossa fé ainda mais fortalecida”, comentou. “Estaremos juntos em oração, desde o Domingo de Ramos até o Domingo da Páscoa”, pela Rádio Olinda e pela internet.

Com o isolamento social, as transmissões ao vivo se intensificaram. As paróquias vêm transmitindo as missas dominicais e outras celebrações pelas redes sociais. Entre elas a de Nossa Senhora de Fátima de Boa Viagem que fará exibições neste sábado, às 19h, no domingo, às 9h e às 16h. Quem segue o mesmo exemplo é a Paróquia Nossa Senhora das Graças, no Curado IV, que transmitirá a Vigília Pascal, neste sábado, às 20h, e a missa do Domingo de Páscoa, às 17h.

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antônio, destaca que nessa época do ano celebra-se o amor de Deus. “Não vamos perder esse momento, nem deixar de alimentar nossa fé. Após essa pandemia a humanidade terá encontrado uma nova estrada a percorrer em direção a Deus e ao próximo. É hora de abraçarmos a cruz e semearmos esperança. Jesus venceu a morte, nos salvou e nos chamou a viver o amor”, disse dom Limacêdo Antônio.


Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

Veja também

Alimentos ultraprocessados podem contribuir para perda cognitiva
Saúde

Alimentos ultraprocessados podem contribuir para perda cognitiva

Polícia interdita casa de repouso por tortura e sequestro de idosos e prende três pessoas
RIO DE JANEIRO

Polícia interdita casa de repouso por tortura e sequestro de idosos e prende três pessoas