Ceará atinge ocupação de 100% dos leitos da rede pública para Covid-19

A projeção é que aconteçam cerca de 250 mortes por dia a partir de 05 de maio

Sistema Único de SaúdeSistema Único de Saúde - Foto: Agência Brasil

O estado do Ceará atingiu a ocupação de 100% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) específicas para o tratamento de Covid-19. A informação foi confirmada nesta quinta-feira pela Secretaria Estadual de Saúde.

Nesta quarta-feira (15), havia 169 pessoas internadas em UTIs na rede pública do Ceará, sendo 113 delas em Fortaleza. Do total de pacientes internados nas UTIs, 79 já tiveram a confirmação do diagnóstico de Covid-19. Outros 90 são casos suspeitos que ainda não tiveram a doença confirmada, mas com quadro de síndrome respiratória aguda.

Outras 271 pacientes, entre suspeitos e confirmados, estão em enfermarias de hospitais públicos do Ceará. Destes, 48 aguardavam a abertura de vagas em UTIs. A ocupação de 100% dos leitos de UTI da rede pública aconteceu cinco dias antes do previsto nas projeções da secretaria de Saúde.

Leia também:
Enfermeiros já racionam máscaras em meio à pandemia no Ceará
Ceará lança campanha para ajudar necessitados durante pandemia
SP, Rio, DF, Ceará e AM podem entrar em fase de aceleração descontrolada do coronavírus, diz ministério 

O estado realizou uma série de projeções de necessidade de leitos de enfermaria, UTIs e de possíveis óbitos no estado nas próximas semanas com base no modelo Filtro de Kalman. Os dados foram divulgados em relatórios nesta quarta-feira.

A projeção é que aconteçam cerca de 250 mortes por dia a partir de 05 de maio caso o estado mantenha a mesma estrutura de atendimento atual. Nesta quarta, forma registradas 18 mortes.

O Ceará está trabalhando para ampliar a oferta de leitos de UTI no estado. Para isso, adquiriu um lote com 700 respiradores de um fornecedor da China. Os equipamentos, contudo, ainda não chegaram. Ao todo, o Ceará registrou 2.386 casos do novo coronavírus e 124 mortes.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

Veja também

Plaza Shopping tem ação para descarte de óleo de cozinha usado
Responsabilidade socioambiental

Plaza Shopping tem ação para descarte de óleo de cozinha usado

Auditoria cita montagem, e gestão Bolsonaro encaminha anulação de contrato da Covaxin alvo de CPI
CPI DA COVID

Auditoria cita montagem, e governo encaminha anulação de contrato da Covaxin alvo de CPI