São João

Celebração católica do dia de São João será realizada de forma online e presencial

Paróquia de São João Batista do Sancho, no RecifeParóquia de São João Batista do Sancho, no Recife - Foto: Reprodução

A celebração do dia de São João Batista nas paróquias dedicadas ao santo em Pernambuco contará com programação ao vivo e online nesta quinta-feira (24). Na Região Metropolitana do Recife (RMR), duas paróquias são dedicadas a São João Batista: a Paróquia de São João Batista do Sancho, no Recife, e a Paróquia de São João Batista de Aldeia, em Camaragibe. São João Batista, que representa o anúncio da chegada de Jesus, de acordo com a liturgia cristã, é amplamente rememorado dentro da cultura nordestina por conta do momento de fartura pela colheita do milho. 

Os párocos responsáveis pelas paróquias da RMR confirmaram a programação de São João, que anuncia momentos de felicidade e graça divina a homens e mulheres. Devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, que limitaram o número de pessoas permitido para as celebrações, a festividade também será online e pode ser acompanhada no Youtube da Paróquia de São João Batista do Sancho e da Paróquia de São João Batista de Aldeia

Na paróquia do Sancho, a celebração será realizada com a presença especial de Dom Fernando Saburido, Arcebispo de Olinda e Recife, a partir das 10h desta quinta. Já na paróquia de Aldeia, a solenidade da natividade de São João Batista se inicia às 18h. 

São João, que é primo de Jesus, foi o último profeta a anunciar a chegada do Cristo, informou o Pe. Paulo Dutra, da Igreja de São João Batista de Aldeia."Ele encerra toda uma antiga e longínqua tradição de profetas que anunciam o caminho divino. São João é aquele que tem a alegria de anunciar Jesus como o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Em milênios se esperava o Salvador e São João Batista é aquele que tem a alegria de reconhecer Jesus no meio da multidão", explicou. 

O momento de alegria que toma conta do povo nordestino durante o período junino é também uma singularidade anunciada no nascimento de São João. De acordo com o Pe. Dutra, o nascimento de São João, o único santo celebrado em seu nascimento (fora Jesus e Maria), neste dia 24, foi anunciado como um momento de festa. "O próprio nascimento de São João, quando foi profetizado para seu pai, São Zacarias, o anjo disse que o nascimento dele traria grande alegria para o povo e graças a Deus aqui no nordeste a gente vive essa alegria. Mesmo com as restrições, não deixa de ser uma festa muito feliz e muito alegre", contou. 

De acordo com o Pe. Irismar Farias, responsável pela Igreja de São João Batista do Sancho, o momento é também de inspirar cuidados e praticar a renovação da fé. “A religiosidade tem a capacidade de interagir entre o humano e o divino para amenizar o sofrimento”, comentou o padre. 

Com relação ao momento atípico, onde o São João não poderá ser realizado como tantos desejam (livre da pandemia), o padre comentou que ainda é necessário muito cuidado das pessoas com a comunidade que as cerca. “Tivemos baixas significativas de pessoas que faziam parte da nossa igreja, tenho celebrado muitos sepultamentos, até dentro de uma mesma família”, comentou. 

Por conta do momento de atenção à vida, o Pe. Irismar também usa as celebrações ainda para rememorar as vidas perdidas e pedir cuidado aos fiéis. “Todos os momentos aqui a gente tem que lembrar. Primeiro fazer a memória de todos os mortos e ao mesmo tempo lembrar das perdas irreparáveis de pais de família, de estudantes, de profissionais, de engenheiros, de sociólogos, da perda para a história, de quantas pessoas que poderiam estar nos ajudando, contribuindo, e foram tragadas por essa doença”, contou. 

Como mensagem de São João, Pe. Irismar pediu para que as pessoas tomem os devidos cuidados nas celebrações juninas. “Os tempos estão difíceis e Deus nos deu a inteligência para que possamos lidar adequadamente para que cada um possa contribuir com o seguimento da vida. Se cuidem. E a regra de ouro: o que não quer para si, não se faz para o outro. Paz e bem”, apelou o pároco. 

Veja também

Estudantes do 4º ao 7º ano do Fundamental voltam às aulas presenciais na rede municipal do
Educação

Estudantes do 4º ao 7º ano do Fundamental voltam às aulas presenciais na rede municipal do

Alunos do 4º ao 7º ano do Fundamental voltam às aulas presenciais nas escolas do Recife
Educação

Alunos do 4º ao 7º ano do Fundamental voltam às aulas presenciais nas escolas do Recife