Dicas

Celpe orienta população contra acidentes durante período de chuvas

Alguns cuidados devem ser tomados para evitar choques elétricos e outros acidentes dentro da residência

Chuva no RecifeChuva no Recife - Foto: Reprodução/Clima Ao Vivo

Com a chegada do inverno neste fim de semana no Hemisfério Sul, é necessário que as pessoas tomem algumas atitudes essenciais para se manterem seguras nesta época chuvosa. Alagamentos, raios e quedas de árvores são alguns dos acontecimentos comuns que podem interferir na rede elétrica. 

Para auxiliar na segurança da população, a Companhia Neoenérgetica de Pernambuco (Celpe) preparou algumas orientações para o público. De acordo com o órgão, é necessário ficar atento, por exemplo, aos efeitos dos raios. A descarga atmosférica pode causar perturbações na rede de energia e comprometer as instalações das residências. “O recomendado é desconectar todos os aparelhos elétricos das tomadas durante uma tempestade acompanhada de raios. Ao fazer isso, o ideal é que a pessoa esteja utilizando um calçado com solado isolante como o de borracha e não esteja com a mão molhada.”, declara a gerente de Saúde e Segurança da Celpe, Rosylânia Menezes.

Confira algumas dicas da Celpe para manter a segurança durante o período de chuvas: 
-
 Redobrar a atenção quanto à presença de umidade nas paredes que tenham circuitos elétricos e/ou tomadas. Caso perceba qualquer sinal desse tipo, o seguro é não tocar nelas nem conectar eletroeletrônicos em tomadas instaladas no local, evitando assim o risco de choque elétrico;
- Proteger-se dentro de casa durante a chuva;
- Evitar locais abertos como telhados e piscinas, que podem oferecer maior risco, e nunca procurar abrigos sob árvores;
- Não realizar a manutenção da antena de TV enquanto estiver chovendo;
- Caso haja alagamento na sua residência, a primeira coisa a se fazer é desligar o disjuntor e desconectar todos os eletrônicos e eletrodomésticos da tomada, mantendo-os a uma distância segura da água.

Lidando com o choque elétrico
Caso alguém sofra um choque elétrico, a primeira atitude a tomar é desligar a fonte de energia que está causando o choque. Logo depois, afaste a vítima da fonte do choque, mas jamais tocar nela diretamente. O recomendado é afastá-la utilizando materiais como plástico, tecidos grossos, borracha ou madeira. Em seguida, chamar o serviço oficial de socorro e manter a calma até a chegada dos profissionais.

Veja também

Fogos em nove fazendas destruíram 141 mil hectares no Pantanal
Pantanal

Fogos em nove fazendas destruíram 141 mil hectares no Pantanal

China promete neutralidade em carbono até 2060
Meio Ambiente

China promete neutralidade em carbono até 2060