Celpe realiza ações preventivas e de segurança para o Carnaval

Durante as prévias, as fiscalizações já removeram 400 irregularidades

CelpeCelpe - Foto: Pedro Galindo/Folha de Pernambuco

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) intensificou as inspeções na rede elétrica para combater as ligações clandestinas, sobretudo, nos principais focos de folia do Estado. Durante as prévias carnavalescas, as fiscalizações identificaram e removeram cerca de 400 irregularidades.

Manutenções na rede elétrica e em subestações também foram realizadas para assegurar o fornecimento de energia durante as festas. As ações preventivas consumiram investimentos superiores a R$ 5 milhões.

Nos tradicionais corredores e polos descentralizados de folia, as vistorias serão contínuas. As equipes de inspeção irão retornar aos locais onde foram encontradas irregularidades para flagrar reincidências. Para assegurar a efetividade das ações, a Celpe solicitou apoio da Secretaria de Defesa Social (SDS). 

Os clientes que necessitarem utilizar cargas extras no período de Carnaval precisam solicitar a ligação provisória de energia à Celpe. A concessionária atenderá aos pedidos realizados até a sexta-feira (24). No entanto, a recomendação é que os responsáveis solicitem desde já as suas ligações regulares, em qualquer Loja de Atendimento da Celpe.

Ações preventivas
– Todos os preparativos na rede elétrica para atender as cargas extras do Carnaval estão concluídos. Foram realizadas ações de manutenção ao longo dos circuitos que atendem aos polos de animação, bem como intervenções de melhoria na rede elétrica.

Cerca de 800 quilômetros de linhas e redes foram inspecionados e substituídos mais de 50 quilômetros de fiação convencional por cabos multiplexados e protegidos. Aproximadamente 60 mil podas de árvores foram realizadas ao longo dos circuitos que atendem às maiores agremiações, reduzindo riscos de interferências da vegetação na rede de energia.

No trajeto do Galo da Madrugada, a Celpe promoveu a substituição de postes e realizou mais de mil intervenções de poda em galhos próximos aos 11 circuitos que atendem o perímetro. Equipes técnicas realizaram inspeções termográficas na rede suspensa e vistoriaram todas as caixas da rede subterrânea do percurso. Também foi checada a altura da fiação para passagem das alegorias do bloco. Atuando em parceria com órgãos públicos, foram avaliadas as instalações de camarotes, estabelecimentos comerciais, postes de distribuição de energia e a rede de iluminação pública.

No dia do desfile da agremiação, a concessionária manterá 11 equipes de prontidão distribuídas nas ruas do Centro do Recife e 50 profissionais posicionados em locais estratégicos. A intenção é inibir situações de riscos e orientar a população quanto aos perigos de subir em postes e marquises próximas à fiação. Um engenheiro estará de prontidão na sala de monitoramento da Secretaria de Defesa Social oferecendo suporte às equipes de campo. A Celpe também firmou parceria com a direção do Galo da Madrugada para que os trios elétricos divulguem orientações de segurança com energia elétrica ao longo do trajeto do bloco.

Durante todo o período carnavalesco serão mobilizadas, por dia, 268 equipes de prontidão. Diariamente, um contingente de 732 profissionais, entre eletricistas, coordenadores e engenheiros, estará monitorando o sistema elétrico e preparado para atuar em casos eventuais. Áreas com maior fluxo de pessoas no Grande Recife, cidades do interior e praias receberão reforço de 40% no efetivo.

Um esquema especial de prontidão foi montado para as prévias, que ocorrem desde o início do mês de janeiro. A operação será reforçada nos dias de Carnaval, da sexta-feira (24) até a Quarta-Feira de Cinzas (1º), com técnicos posicionados nos principais polos de animação. No Grande Recife, equipes serão dispostas em locais estratégicos, de onde podem ser enviadas com maior agilidade para atendimento de ocorrências. O Centro de Operações Integradas (COI), no edifício-sede, contará com uma estrutura de mais de 40 profissionais, entre técnicos e engenheiros, disponível 24 horas por dia.

No Litoral Norte, foram realizadas podas ao longo dos circuitos e substituição de rede convencional por rede isolada nas áreas de animação. No trajeto dos principais blocos, a concessionária instalou bandeirolas de sinalização. Nas praias de Itamaracá, Catuama, Carne de Vaca e Pontas de Pedras serão disponibilizadas 10 equipes extras de prontidão, contando, inclusive, com quatro turmas para serviços mais complexos e duas aptas a realizar serviços com a rede energizada. Em Carpina, mais uma equipe para ocorrências de maior porte estará posicionada para atender áreas da Zona da Mata Norte.

No Litoral Sul, nas cidades litorâneas que recebem maior fluxo de pessoas no Carnaval, a Celpe preparou a rede elétrica com isolamento de condutores de baixa tensão, deslocamento da rede de alta tensão e reforço na potência de transformadores. Equipes serão mantidas 24 horas voltadas para localidades como Gaibu, Porto de Galinhas, Toquinho, Enseada dos Corais, Sirinhaém, São José da Coroa Grande e Tamandaré. Uma equipe adicional de manutenção também estará em regime de plantão em Porto de Galinhas para atendimento de maior complexidade. Os focos de folia do interior também recebem atenção do esquema especial. 

 

 

Veja também

Grandes organizações internacionais pedem para priorizar vacinação em países pobres
Vacinação

Grandes organizações internacionais pedem para priorizar vacinação em países pobres

Brasil bate a marca de 100 milhões de pessoas vacinadas
Vacinação

Brasil bate a marca de 100 milhões de pessoas vacinadas