Pernambuco

Celulares apreendidos nos presídios são aproveitados em projetos educacionais e ambientais

Estudantes em situação de vulnerabilidade social recebem parte dos aparelhos nesta quarta

Celulares apreendidos nos presídios de PernambucoCelulares apreendidos nos presídios de Pernambuco - Foto: Ray Evllyn/SJDH

Celulares apreendidos nos presídios de Pernambuco são reaproveitados pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) para projetos de educação e meio ambiente. Nesta quarta-feira (1º),  a terceira remessa de celulares apreendidos serão direcionados pelo Centro de Recondicionamento de Computadores do Recife (CRC) para estudantes de cursos de tecnologia em situação de vulnerabilidade social. De janeiro a junho deste ano, foram apreendidos 1.219 celulares em presídios do Estado.

Com essa remessa, são quase 4.600 aparelhos entregues ao CRC desde a assinatura do termo de cooperação técnica, em abril do ano passado, pela SJDH e o Centro. A ação visa a promover aprendizado aos jovens e a preservação do meio ambiente. “Não podemos ficar com o lixo eletrônico que vem das unidades prisionais nem comprometer o meio ambiente jogando o resíduo fora. Pecisamos dar um destino a eles para que não retornem à prisão”, completa o secretário Pedro Eurico.

No CRC, os aparelhos são selecionados e segregados para a utilização. O plástico é destruído e descartado conforme a política de descarte de resíduos sólidos. As placas, baterias e vibra calls são transformados em robôs, bengalas e chapéus sonoros para deficientes visuais, entre outras ferramentas. Já o vidro pode virar luminárias e quadros. “Este ano estamos fazendo toda a triagem e segregação dos materiais para que, no segundo semestre, possamos atender 250 jovens em processo de formação”, informou o fundador e diretor-executivo do CRC, Sávio França.

 

Veja também

Paulo Skaf, que se reuniu com Bolsonaro, está com Covid-19
Bolsonaro

Paulo Skaf, que se reuniu com Bolsonaro, está com Covid-19

Três homens assaltam trem em Jaboatão dos Guararapes

Três homens assaltam trem em Jaboatão dos Guararapes