Cenário de 2º turno em 4 cidades de Pernambuco
Recife, Jaboatão, Olinda e Caruaru deverão eleger os seus prefeitos no segundo turno da eleição municipal
Pelas pesquisas mais recentes, deve haver 2º turno nas eleições para prefeito em 4 municípios pernambucanos: Recife, Jaboatão, Olinda e Caruaru. São exatamente os únicos com mais de 200 mil eleitores. Petrolina e Paulista se aproximam desse patamar, mas só deverão alcançá-lo em 2020. No Recife, deverão se enfrentar no 2º turno Geraldo Júlio e João Paulo, a menos que ocorra um “tsunami” e o candidato do PSDB, Daniel Coelho, ultrapasse o petista nesta última semana de campanha. Em Jaboatão, o 2º turno deverá ser disputado por dois desses três candidatos, que estão empatados tecnicamente: Anderson Ferreira, Manoel Neco e Cleiton Collins. Em Olinda, o 1º finalista será Luciana Santos, mas o 2º ainda está indefinido. Tanto pode ser Izabel Urquisa, como Antonio Campos, Lupércio ou Ricardo Costa. E em Caruaru o candidato Tony Gel deverá enfrentar um desses três: Erick Lessa, Raquel Lyra ou Jorge Gomes.
Debandada em bloco
Pelo menos 10 vereadores de Jaboatão se articulam para declarar apoio, em bloco, ao candidato do PDT, Manoel Zeco, a maior “zebra” dessas eleições no segundo maior colégio eleitoral de Pernambuco. Neco, vereador de 8 mandatos e ex-deputado estadual, é a humildade em pessoa e esse perfil agrada bastante a uma parcela expressiva do eleitorado, que se identifica muito com o jeito simples dele.
Interrupção > Até duas semanas atrás, era visível o crescimento de Geraldo Júlio (PSB) nas pesquisas de opinião, mas essa ascensão foi interrompida e não se sabe bem por quê. Chegou-se a cogitar, inclusive, de sua vitória num eventual 1º turno, porém essa possibilidade está praticamente descartada.
Tática > Por questão de tática política ou coisa que o valha, a candidata Luciana Santos (PCdoB) faz campanha em Olinda sem tocar no nome do atual prefeito e colega de partido Renildo Calheiros.
Estaleiro > Por conta de uma queda que sofreu em Surubim na semana passada, a candidata a prefeito Ana Célia Farias (PSB) está internada no Recife e tocando a campanha por meio de vídeos.
Vereança > São Paulo, com 8,5 milhões de eleitores, tem 1.314 candidatos a vereador ao passo que o Recife, com 1, 1 milhão, tem 932, número proporcionalmente superior ao da capital paulista.
Programa > O sociólogo José Arlindo Soares foi requisitado por muitos candidatos a prefeito do PMDB para elaborar seus planos de governo. Ele fez o da Madalena Brito (PSB), atual prefeita de Arcoverde e candidata à reeleição, bem como o de Ricardo Costa (PMDB), que luta em Olinda para chegar ao 2º turno.
Política > O juiz Sérgio Moro dá argumentos ao PT para acusá-lo de “politização” da Lava Jato por ter decretado a prisão de dois ex-ministros da Fazenda de governos petistas (Guido Mantega e Antonio Palocci) às vésperas das eleições municipais. O bom senso recomendaria que isso fosse feito após as eleições.
Promessas > Mais duas promessas do candidato Geraldo Júlio (PSB) que serão cobradas pelo povo do Recife: a construção do Hospital do Idoso (ele prometeu e fez o Hospital da Mulher) e o programa “Do Recife para o mundo” destinado a levar alunos de escolas públicas para fazer intercâmbio no exterior. A terceira promessa é garantir “passe livre” no sistema de transporte coletivo da capital para os alunos matriculados no Prouni Recife.