Centro de apoio à Higienização de Pessoas em Situação de Rua é inaugurado em Olinda

O funcionamento é das 8h às 16h e o ponto de apoio fica na Avenida Sigismundo Gonçalves, no Carmo, no local conhecido como casa Três Marias

Centro de apoio à pessoas em situação de ruaCentro de apoio à pessoas em situação de rua - Foto: Thiago Bunzen/ Olinda

Mais um equipamento foi inaugurado para atender as pessoas em situação de rua na cidade de Olinda. O Centro de apoio à Higienização de Pessoas em Situação de Rua foi inaugurado, nesta terça-feira (05), em uma parceria entre o a prefeitura de Olinda e o Governo de Pernambuco, tendo capacidade diária para atender a demanda de 80 pessoas. O funcionamento é das 8h às 16h e o ponto de apoio fica na Avenida Sigismundo Gonçalves, no Carmo, no local conhecido como casa Três Marias.

O serviço funciona em etapas, assim que o indivíduo chega ele tem que lavar as mãos, depois ele vai realizar um cadastro de acompanhamento diário, para os profissionais saberem se realmente ele se enquadra no público-alvo, logo após ele recebe um kit higiene para o banho que contém um sabão líquido, pente, creme dental, escova de dente e uma toalha descartável. Ao final, é dado um kit alimentação que contém fruta, bolacha e biscoito, além de roupas limpas. Além do aparato material os responsáveis tão explicam a importância da higienização das mão e distribuem panfletos informativos.

Leia também:
Projeto arrecada máscaras e materiais de limpeza para pessoas em situação de rua no Recife
Pessoas em situação de rua recebem alimento e kit de higiene em Paulista
São Paulo terá bloqueio total de carros em ruas e avenidas nesta terça


Na iniciativa conjunta entre a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos (SDSCDH), de Olinda, com a Secretaria Estadual de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas (SPVD) do estado, atuam juntas no desenvolvimento do equipamento. O governo é responsável pela estrutura dos 6 banheiros com chuveiros e vasos, os insumos e os profissionais técnicos para atender os usuários do serviço.

"Denominamos o espaço como espaço de cuidados para pessoas em situação de rua, uma vez que percebemos a necessidade de acompanhar e monitorar a saúde delas. Como ainda não temos um espaço ainda para acolhimento, essa é a forma que encontramos de acompanhar essa pessoas diariamente fornecendo um espaço onde ela possa se higienizar, uma vez que esse é o meio mais eficaz para combater o coronavírus", disse Nívea Macedo, secretaria Executiva de Assistência Social de Olinda.

Identificando algum sintoma da manifestação do Covid-19 entre os usuários do equipamento, a equipe dos profissionais do Consultório Na Rua é chamada, eles são da Secretaria de Saúde de Olinda. A equipe atua de forma itinerante dentro do município oferecendo serviços de saúde à população em situação de rua.

Essa parceria também acontece em outros municípios o Governo de Pernambuco lançou, ainda em março, o Pernambuco Solidário, com ações voltadas para os cuidados com as pessoas em vulnerabilidade social como pessoas em situação de rua, moradores de comunidades, usuários de drogas sem vínculo social e outro. O Ponto de Cuidados do Recife começou a funcionar em março, o de Paulista em abril, Olinda recebeu o seu nesta terça-feira (05) e Jaboatão dos Guararapes tem a promessa de inaugurar o seu ainda nesta quarta-feira (06).

Veja também

Covid-19: Brasil tem 42,2 mil casos e 1,3 mil mortes em 24 horas
BOLETIM NACIONAL

Covid-19: Brasil tem 42,2 mil casos e 1,3 mil mortes em 24 horas

Entidade de combate ao câncer envia carta a Bolsonaro contra veto a projeto de quimioterapia oral
APELO

Entidade de combate ao câncer envia carta a Bolsonaro contra veto a projeto de quimioterapia oral