Coronavírus

Apesar da alta de casos, Centro de Convenções apresenta movimento tranquilo para realizar testes

Chuva e escassez de transporte público podem ter contribuído para diminuição do fluxo

Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Abrigando um dos cinco centros de testagem da Covid-19, controlados pelo Governo de Pernambuco, da Região Metropolitana do Recife, o Centro de Convenções de Pernambuco, localizado no bairro de Salgadinho, em Olinda, apresentava um movimento tranquilo nesta quarta-feira. O local oferta, por dia, 400 testes para a população, entre sorológicos e RT-PCR, e atende a população em livre demanda, sem necessidade de marcação.

Num dia que amanheceu sob chuva e que a população precisou lidar com a escassez do transporte público, devido a uma mobilização realizada pelo sindicato dos rodoviários, a circulação de pessoas a pé no Centro de Testagem estava pequena. Apesar disso, já às 11h da manhã, todas as 100 fichas destinadas aos pedestres já haviam sido todas distribuídas. 

Acomodados em cadeiras, as pessoas iam realizando os testes sem demora. Os que realizavam o teste rápido, o que fura o dedo, aguardavam o resultado, que leva alguns minutos a sair, no mesmo local. Já os que realizavam o RT-PCR saíam do local assim que finalizavam a coleta, uma vez que o resultado pode levar até 72 horas para sair.

Até o início da tarde, ainda havia fichas disponíveis para serem distribuídas para a população que ia até o centro de carro. Sem sair do automóvel, que ficavam posicionados um atrás do outro, as pessoas iam aguardando a sua vez de serem testadas. Ao invés de permanecerem na fila, retornavam ao local apenas para buscar o resultado do teste sorológico. 

Sob gestão do governo estadual, há, além do Cecon, outros dois centros de testagem atendendo de forma espontânea, que ficam no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE), no bairro do Curado, e no Geraldão, localizado na Imbiribeira. A testagem no Ceasa ocorre de segunda a sexta, das 7h às 15h, sem a necessidade de marcação. No Cecon e no Geraldão, também sem necessidade de agendamento, das 8h até a capacidade de 400 e 500 exames, respectivamente, em todos os dias da semana, inclusive sábado e domingo. O governo dispõe ainda da plataforma Atende em Casa, (app para sistema Android ou pelo www.atendeemcasa.pe.gov.br), na qual é possível agendar a testagem da Covid-19 com dia, hora e local pré-determinados.

Veja também

Jornalista divulga pesquisa sobre filho bastardo do imperador Pedro I
história

Jornalista divulga pesquisa sobre filho bastardo do imperador Pedro I; confira detalhes

Justiça nega habeas corpus para o modelo Bruno Krupp
acidente

Justiça nega habeas corpus para o modelo Bruno Krupp