Cerca de 24 mil pessoas estão sendo evacuadas em Brumadinho

Entre as áreas sob risco estão Parque da Cachoeira, Pires e Bairro Novo Progresso

Rompimento da barragem aconteceu nessa sexta-feira (25) em Brumadinho, MGRompimento da barragem aconteceu nessa sexta-feira (25) em Brumadinho, MG - Foto: AFP

Cerca de 24 mil pessoas estão sendo evacuadas pelos bombeiros das áreas sob risco em Brumadinho (MG). A informação foi divulgada pelo porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, tenente Pedro Aihara. Às 5h30, uma sirene alertou para o risco de rompimento de uma nova barragem da Mina Córrego do Feijão, a Barragem VI.

Entre as áreas sob risco estão Parque da Cachoeira, Pires e Bairro Novo Progresso. "As áreas para onde as comunidades estão sendo levadas são as áreas previstas no plano de ação de emergência da barragem. O Corpo de Bombeiros permanece com todas as aeronaves de prontidão, para se for necessário deslocar equipes ou mesmo realizar ações de resgate e salvamento", disse o tenente.

Segundo o porta-voz, por enquanto, os bombeiros estão focando seus esforços na evacuação e, por isso, os trabalhos de busca e salvamento de vítimas da Barragem 1, que rompeu na última sexta-feira (25).

Leia também:
Sobe para 37 o número de mortes confirmadas em Brumadinho
Brumadinho tem risco iminente de novo rompimento; comunidades são evacuadas


Sobreviventes
Famílias buscam a todo momento nos hospitais de Belo Horizonte, neste domingo (27), notícias de parentes desaparecidos durante o rompimento da barragem de Brumadinho.

"Fizemos uma verdadeira peregrinação pelas unidades de saúde da capital, região metropolitana e até de Brumadinho. Soube por um amigo que meu marido saiu correndo e conseguiu se salvar do mar de lama. Mas onde está ele?", disse emocionada Fernanda Fernandes de Castro, 33 anos, contadora.

Ela procura pelo marido, que trabalhava como supervisor operacional da Vale, Lucio Rodrigues Mendanha, de 36 anos. "Estamos sem informações sobre os sobreviventes. Isso aumenta a angústia. Vamos continuar procurando", disse Fernanda.

Veja também

Vacinação ajuda Boris Johnson a enfrentar onda de más notícias no Reino Unido
Vacina contra Covid-19

Vacinação ajuda Boris Johnson a enfrentar onda de más notícias no Reino Unido

Turistas vão em massa a Dubai para fugir dos confinamentos
Pandemia

Turistas vão em massa a Dubai para fugir dos confinamentos