Cerimonialistas recebem homenagem na Câmara Municipal

O Dia do Cerimonialista é comemorado em 9 de outubro há dez anos. A regulamentação da profissão ainda está em trâmite no Governo Federal

Homenageados do evento em comemoração ao dia do cerimonialistaHomenageados do evento em comemoração ao dia do cerimonialista - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Celebrado em 29 de outubro, o Dia do Cerimonialista foi homenageado nesta terça-feira (29) no Plenário Câmara Municipal do Recife, no bairro da Boa Vista, no Recife. A autora do requerimento para a reunião solene em celebração à data foi a vereadora Goretti Queiroz (PSC).

Apesar de ter um dia próprio - sancionado pelo ex-vice-presidente da República, José de Alencar, e comemorada desde 2009 - a profissão ainda não é regulamentada, apesar de muito exercida. O cerimonialista é o responsável pela organização de eventos como aniversários e casamentos. Compete ao profissional a organização de todo o roteiro da cerimônia, seja ela oficial ou não.

Segundo a vereadora, para além da celebração, o momento serviu de espaço para que ela mostrasse seu apoio aos profissionais da área, cuja regulamentação da profissão está em trâmite no Governo Federal há dez anos. "Como vereadora do Recife e entusiasta da profissão, gostaria deixar o meu gabinete aberto para lutar pela valorização e reconhecimento da mesma”, afirmou.

Leia também:
Fundaj prevê expansão de cinema acessível para todo País
Com mais dados, nova Carteira de Identidade é oferecida em Pernambuco
Moradores de Apipucos cultivam farmácia viva para a comunidade 

Com participação e apresentação especial dos músicos do Trio Macambira, cerimonialistas de diversas instituições públicas e privadas e que atuam em cerimonial social no Estado estiveram presentes na solenidade. Entre os homenageados estavam o coronel Franklin Silva e o diretor Eduardo Vaz do Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo, Silas da Costa e Silva, da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo e Ana Thorpe, da Assessoria de Relações Públicas da Câmara, além da Associação Brasileira de Empresas e Eventos e o Workshop Cerimonial e Social do Nordeste.

“Os cerimonialistas são indispensáveis em qualquer evento. Em uma orquestra, os responsáveis pelos cerimoniais seriam os regentes e protagonistas”, declarou Goretti. Em seu discurso a vereadora também parabenizou os cerimonialistas que estavam na homenagem. “Hoje é o momento que vocês saem de trás das cortinas dos palcos. Vocês são os personagens principais. Parabéns a todos pelo dia”, celebrou. 

Veja também

Pinguim é achado morto com máscara no estômago no litoral de SP
meio ambiente

Pinguim é achado morto com máscara no estômago no litoral de SP

Justiça do Rio determina monitoramento de Flordelis com tornozeleira eletrônica
justiça

Justiça do Rio determina monitoramento de Flordelis