Logo Folha de Pernambuco
TRÉGUA

Cessar-fogo daria um 'respiro temporário' à Ucrânia, critica conselheiro do Kremlin

De acordo com ele, a Rússia busca uma "solução pacífica de longo prazo"

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e seu conselheiro, Yuri UshakovPresidente da Rússia, Vladimir Putin, e seu conselheiro, Yuri Ushakov - Foto: Maxim Shemetov/AFP/Getty Images

O cessar-fogo de 30 dias que Washington propõe na Ucrânia daria "um respiro" ao exército deste país, afirmou nesta quinta-feira (13), em tom crítico, o conselheiro diplomático de Vladimir Putin, antes de uma reunião com uma delegação americana em Moscou.

"Não é mais do que um respiro temporário para os militares ucranianos", declarou o conselheiro Yuri Ushakov em uma entrevista à televisão russa.

Ele acrescentou que Putin "provavelmente" se expressará nesta quinta-feira "de forma mais específica e substancial" sobre a proposta de Washington.

O conselheiro disse que apresentou a posição russa na quarta-feira (12) durante uma conversa telefônica com o conselheiro americano de Segurança Nacional, Mike Waltz.

Também destacou que qualquer solução deverá "levar em consideração os interesses" e as "preocupações" de Moscou e que a Rússia busca uma "solução pacífica de longo prazo".

"Acredito que, na atual situação, ninguém precisa de passos que imitem uma ação pacífica", acrescentou.

Negociadores americanos viajaram nesta quinta-feira à Rússia para apresentar seu plano de cessar-fogo de 30 dias na Ucrânia, enquanto Washington pressiona Moscou para aceitar uma pausa "incondicional" no conflito de três anos.

Veja também

Newsletter