Guerra na Ucrânia

Chefe da ONU irá a Kiev na semana que vem depois de visitar Moscou

O secretário-geral da ONU será recebido pelo presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, após se encontrar com Vladimir Putin em Moscou

Secretário-geral da ONU, António GuterresSecretário-geral da ONU, António Guterres - Foto: TIMOTHY A. CLARY / AFP

O secretário-geral da ONU, António Guterres, viajará à Ucrânia na próxima semana para se encontrar com o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, depois de se encontrar com Vladimir Putin em Moscou, anunciou o órgão em comunicado nesta sexta-feira (22).

"Na terça-feira, 26 de abril, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, chegará a Moscou para conversar com o chanceler russo, Serguei Lavrov. Ele também será recebido pelo presidente Vladimir Putin", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

A ONU confirmou mais tarde a visita, que será o primeiro encontro entre Guterres e Putin desde o início da invasão russa da Ucrânia, em 24 de fevereiro, que deixou milhares de mortos e mais de 12 milhões de deslocados e exilados.

Depois de Moscou, o secretário-geral visitará a Ucrânia, onde "se encontrará com o ministro das Relações Exteriores, Dmitro Kuleba, e será recebido por Volodimir Zelensky em 28 de abril", informou a ONU em comunicado.

Guterres também espera se reunir com equipes da agência da ONU no terreno "para discutir o aumento da ajuda humanitária aos ucranianos", acrescentou.

Na terça-feira, Guterres enviou cartas aos presidentes Putin e Zelensky com pedidos para ser recebido em Moscou e Kiev. Mais cedo naquele dia, ele havia pedido aos dois lados uma "pausa humanitária" de quatro dias durante a Páscoa ortodoxa.

A ONU está claramente alheia a esta crise desde que Moscou enviou tropas para a Ucrânia em 24 de fevereiro passado. O órgão teve apenas uma conversa por telefone com Zelensky em 26 de fevereiro desde então.

Putin não falou por telefone com Guterres, nem teve qualquer contato com o secretário-geral da ONU desde que ele alegou que a Rússia violou a Carta da ONU ao enviar tropas para a Ucrânia.

Veja também

Cidades da Mata Sul de Pernambuco registram enchentes nesta sexta-feira (1º)
Chuvas

Cidades da Mata Sul de Pernambuco registram enchentes nesta sexta-feira (1º)

Equador reduz tarifas de combustível após fim de protestos indígenas"
Mundo

Equador reduz tarifas de combustível após fim de protestos indígenas"