Cheias no Texas deixam número indeterminado de mortos e desaparecidos
Entre os desaparecidos há crianças que participavam de um acampamento de verão
Inundações repentinas, causadas por fortes chuvas, causaram a morte de um número indeterminado de pessoas no Texas, sul dos Estados Unidos, anunciaram, nesta sexta-feira (4), as autoridades locais, que também mencionaram desaparecidos, incluindo crianças.
O balanço de vítimas do aumento repentino das águas continua incerto, explicou, durante uma coletiva de imprensa, Rob Kelly, alto funcionário do condado de Kerr, no centro do Texas.
Leia também
• Um ano após as cheias no Rio Grande do Sul: do caos à lenta reconstrução
• "Ruas cheias de cadáveres": civis alauítas relatam massacre por forças do governo na Síria
Em relação às vítimas, Kelly assinalou: "Temos alguns números, mas não vamos usá-los neste momento."
"Estamos tentando obter as identidades destas pessoas, mas ainda não as temos", disse, referindo-se aos mortos.
Entre os desaparecidos há crianças que participavam de um acampamento de verão. "Sabemos que há alguns desaparecidos [...] Mas quantos exatamente, quantos estão desaparecidos e não contabilizados, não estamos certos desse número", acrescentou.
"Não sabíamos que esta inundação viria. Estejam certos de que ninguém sabia que este tipo de inundação viria. Temos inundações o tempo todo. E lidamos com inundações regularmente [...] Não tínhamos razões em absoluto para acreditar que seria algo como o que ocorreu aqui", argumentou.
Segundo a Agência Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês), o nível das águas do rio Guadalupe subiu durante a noite de dois para mais de nove metros após as chuvas.
Os serviços meteorológicos emitiram um alerta de cheias para o centro-sul do condado de Kerr, e instaram os moradores a evitar deslocamentos e os que moram perto do rio Guadalupe a se dirigir "para áreas mais altas".
Em meados de junho, pelo menos dez pessoas morreram em inundações em San Antonio, no sul do Texas, após chuvas torrenciais.