Logo Folha de Pernambuco

CHINA

China suspende integrante da Comissão Militar Central

O país iniciou uma campanha de combate à corrupção nas Forças Armadas

A China disse que o alto oficial militar Miao Hua havia sido destituído do cargo e era suspeito de "graves violações de disciplina"A China disse que o alto oficial militar Miao Hua havia sido destituído do cargo e era suspeito de "graves violações de disciplina" - Foto: Kim Won Jin/AFP

O Ministério da Defesa da China anunciou nesta quinta-feira (28) a suspensão de um membro da influente Comissão Militar Central que está sob investigação por suspeita de "graves violações disciplinares".

Ao mesmo tempo, o governo do país afirmou que as informações de uma investigação por corrupção contra o ministro da Defesa, Dong Jun, eram "invenções puras".

O país iniciou uma campanha de combate à corrupção nas Forças Armadas que já derrubou dois ministros da Defesa e vários comandantes militares.

O caso mais recente é o do almirante Miao Hua, integrante da influente Comissão Militar Central do Partido Comunista.

O partido "decidiu suspender Miao Hua do cargo enquanto aguarda a investigação", disse Wu Qian, porta-voz do ministério.

Ele não detalhou as acusações contra o almirante, mas as autoridades costumam usar a expressão "graves violações disciplinares" como um eufemismo para corrupção.

O porta-voz também chamou de "invenções puras" a informação publicada no jornal Financial Times de que o ministro Dong estava sendo investigado por corrupção.

"A propagação do boato é mal-intencionada. A China expressa sua profunda insatisfação contra o comportamento difamatório", disse.

Veja também

EUA diz que acompanha situação na Coreia do Sul após presidente decretar lei marcial
política

EUA diz que acompanha situação na Coreia do Sul após presidente decretar lei marcial

Ucrânia aumenta pressão sobre Otan por mais armas e garantias de segurança
defesa

Ucrânia aumenta pressão sobre Otan por mais armas e garantias de segurança

Newsletter