CHUVAS

Chuvas: com mais de 34 mm em 24 horas, Recife entra em estágio de atenção

Estágio de atenção do COP, terceiro em uma escala de cinco estágios, significa que já existem algumas ocorrências em pelo menos um local da cidade

Alagamento na avenida Norte, no RecifeAlagamento na avenida Norte, no Recife - Foto: Clarice Melo/Folha de Pernambuco

O Recife entrou em estágio de atenção, na manhã desta terça-feira (19), devido às chuvas. Segundo o painel do Centro de Operações (COP), a capital pernambucana acumula 34,2 mm de precipitação nas 24 horas contadas até 9h. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

O estágio de atenção do COP, terceiro em uma escala de cinco estágios, significa que já existem algumas ocorrências em pelo menos um local da cidade e há um "alteração perceptível na rotina urbana" causada pela situação meteorológica, como alagamentos e congestionamentos. A situação é, segundo o COP, de médio risco para a população.

A capital pernambucana, toda a Região Metropolitana, a Mata Norte, a Mata Sul e o Agreste estão sob alerta de chuvas de nível amarelo emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac)

Segundo a agência, a chuva é causada pela atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), associado à umidade em baixos níveis.

Há registros de alagamento em diversos trechos do Recife. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram acúmulo de água em diversas vias. Segundo o COP, às 9h55, havia 139 pontos de alagamento — mais cedo, esse número passou de 200.

Veja também

Os antigos egípcios podem ter realizado uma cirurgia cerebral para remover câncer há 4.000 anos
ciência

Os antigos egípcios podem ter realizado uma cirurgia cerebral para remover câncer há 4.000 anos

A dois meses das eleições na Venezuela, cresce incerteza sem observação da UE
mundo

A dois meses das eleições na Venezuela, cresce incerteza sem observação da UE

Newsletter