Água

Chuvas melhoram abastecimento e 120 mil recifenses serão retirados do rodízio a partir desta segunda

A ampliação do abastecimento na capital pernambucana foi garantida a partir do incremento de 200 litros de água por segundo do Sistema Alto do Céu

Gota d'água caindo de torneiraGota d'água caindo de torneira - Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

O nível dos mananciais na Região Metropolitana do Recife foram impactados positivamente pelas últimas chuvas. Graças a isso, o Governo do Estado poderá ampliar o abastecimento de água para a população. Como anunciado na semana passada pelo governador Paulo Câmara, a Compesa vem monitorando os reservatórios e promovendo ajustes no calendário de abastecimento da região. A novidade anunciada pela empresa estatal é a retirada de 120 mil pessoas do esquema de rodízio em áreas planas da Zona Norte do Recife.

A ampliação do abastecimento na capital pernambucana foi garantida a partir do incremento de 200 litros de água por segundo do Sistema Alto do Céu. A mudança no calendário passa a valer a partir desta segunda-feira (19) nas áreas planas dos bairros da Mangabeira, Ponto de Parada, Porto da Madeira, Cajueiro, Campina do Barreto, Fundão, Água Fria, Bomba do Hemetério, Beberibe, Arruda, Encruzilhada, Hipódromo, Torreão, Campo Grande, Espinheiro, Jaqueira, Tamarineira, Rosarinho e Aflitos. Antes do ajuste, o regime de distribuição de água nessas áreas era de um dia com água para dois dias sem, agora a população será atendida com água todos os dias nas torneiras.

O Sistema Alto do Céu, que operava com uma vazão de 700 litros por segundo, passa a operar com 900 litros por segundo. A mudança é resultado do aumento de 450 para 650 litros por segundo da água que é retirada dos rios Pitanga e Utinga, localizados em Igarassu.

“Estamos animados por conseguir ofertar água todos os dias para essas 120 mil pessoas e, ainda mais, com a perspectiva de aumentar mais o nível dos mananciais, uma vez que a RMR está no início do seu período chuvoso. Nesse cenário, a Compesa segue trabalhando incessantemente para levar mais água para a população”, destaca a presidente da Compesa, Manuela Marinho.

Na semana passada, foi anunciada a melhoria da oferta de água para os bairros de San Martin, Mangueira, Jiquiá, Ipsep, Afogados e Imbriribeira, no Recife, além de outras áreas dos municípios de Jaboatão dos Guararapes e do Cabo de Santo Agostinho, a partir do incremento alcançado com o aumento no volume de Pirapama, totalizando 430 mil pessoas beneficiadas. “A ampliação da oferta de água para os pernambucanos é uma das metas que o Governo do Estado está empenhado todos os dias”, finaliza Manuela.

 

Veja também

Pernambuco receberá doses da vacina contra dengue; veja quais municípios serão contemplados
Imunização

Pernambuco receberá doses da vacina contra dengue; veja quais municípios serão contemplados

Missa do Crisma chega para renovar promessas na Catedral da Sé, em Olinda, nesta Quinta-Feira Santa
RELIGIÃO

Missa do Crisma chega para renovar promessas na Catedral da Sé, em Olinda, nesta Quinta-Feira Santa

Newsletter