Chuvas no Recife são resultados do fenômeno POA

O fenômeno causado pela perturbação no campo dos ventos alísios é comum durante a época de chuvas

Chuvas no RecifeChuvas no Recife - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

A população da Região Metropolitana do Recife vivenciou nesta quinta-feira (13), um episódio que há muito tempo não acontecia de maneira tão severa, o anterior foi em junho de 2006. Desde a madrugada, chuvas intensas deixaram vários pontos da região totalmente alagados, e moradores de vários bairros completamente ilhados.

A chuva, na verdade, não foi comum, e sim decorrente de um fenômeno pouquíssimo conhecido, o POA. A Perturbação Ondulatória dos Alísios, POA, nada mais é do que uma agitação decorrente da movimentação dos ventos alísios, e mesmo pouco discutido, é um evento bastante comum na época chuvosa. Fortes ventos, muita umidade e eventos de chuvas intensas são algumas das características do POA.

Os ventos alísios são deslocamentos de massa de ar quente e úmido que vão de forma centralizada em direção à áreas onde há uma menor pressão atmosférica.

Leia também:
Sobe para 1.800 o número de desalojados em Barreiros após fortes chuvas
Estação Joana Bezerra do Metrô é fechada por causa das chuvas


Segundo a meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) Zilurde Campos, o fenômeno , que afeta tanto a RMR, quanto a Zona da Mata e o Agreste do Estado, tem duração de três dias, e é caracterizado justamente pela intensidade das chuvas. “É um episódio comum. As chuvas podem ser fracas e moderadas ou irem se intensificando ao longo dos próximos dias. É imprevisível”, explicou.

Ainda de acordo com a meteorologista, novos episódios de chuvas, como as que ocorreram nesta quinta-feira, podem acontecer até o fim da estação. 

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia é de que chuvas fortes são esperadas até as 10h da sexta-feira (14). As chuvas poderão ocasionar descargas elétricas e rajadas de vento em algumas áreas isoladas do leste do Estado.

A Apac divulgou que, em apenas seis horas, choveu o equivalente a dez dias no Recife. Somente durante a manhã, foram registrados 117 mm de chuva, a média do mês de junho é de 389,60 mm.

Veja também

Janet Yellen é confirmada como primeira secretária do Tesouro americano
EUA

Janet Yellen é confirmada como primeira secretária do Tesouro americano

Biden prevê atrasos nas negociações de ajuda financeira para a pandemia
EUA

Biden prevê atrasos nas negociações de ajuda financeira para a pandemia