Chuvas provocam paralisação dos sistemas do Prata e Pirangi

Técnicos da Compesa acreditam que houve alguma pane elétrica e entraram em contato com a Celpe

Chuvas provocaram o aumento no acúmulo de água na Barragem do Prata Chuvas provocaram o aumento no acúmulo de água na Barragem do Prata  - Foto: Reprodução do Facebook

As fortes chuvas que caem no Estado provocaram a paralisação dos sistemas do Prata e Pirangi, que estão sem condições de funcionar. Técnicos da companhia acreditam que houve alguma pane elétrica e entraram em contato com a Celpe para resolver o problema, mas ainda não há previsão de retorno.

O presidente da Compesa, Roberto Tavares, esteve na reunião de emergência que o governador Paulo Câmara convocou para tratar da questão da chuva e passou um panorama da situação.

Equipes da Compesa também foram enviadas ao local, mas a locomoção para as áreas onde ficam localizados os sistemas de bombeamento está difícil por conta da dificuldade de acesso.

Por isso, ainda não há previsão de retorno da operação dos sistemas e regularização do abastecimento em Caruaru, Altinho, Ibirajuba, Cachoeirinha, Agrestina e Santa Cruz do Capibaribe.

Por outro lado, as chuvas recuperou 15% da capacidade da Barragem do Prata com as chuvas desta semana.

Somente do sábado para o domingo, a barragem, localizada em Bonito, recuperou 12%. Hoje, o Prata está com cerca de 10 milhões de metros cúbicos da sua capacidade total, que é de 42 milhões de metros cúbicos.

Apesar do volume de acúmulo, a Compesa diz ser muito cedo falar em mudança de calendário nas cidades atendidas por esses sistemas. Estudos serão realizados para que a água disponível possa chegar com tranquilidade até o próximo inverno.

Veja também

Internado com Covid-19, idoso reencontra cachorrinha de estimação em despedida emocionante
Folha Pet

Internado com Covid-19, idoso reencontra cadela de estimação em despedida emocionante

Defensoria e MPPE recomendam ampliação de canais de agendamento para vacinação de idosos no Recife
RECIFE

Defensoria e MPPE recomendam ampliação de canais de agendamento para vacinação de idosos