Logo Folha de Pernambuco
PERNAMBUCO

Chuvas: Recife renova estágio de alerta máximo; aulas na rede municipal seguem suspensas

COP mantém estado de observação do nível mais elevado no Recife, que ultrapassa os 130 mm de chuvas em 24 horas

Chuvas no RecifeChuvas no Recife - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

O Centro de Operações do Recife (COP) renovou, na manhã desta quinta-feira (6), o alerta máximo na Cidade em decorrência dos impactos provocados pelas fortes chuvas.

A Capital pernambucana acumula uma média de 131,4 milímetros de chuva nas 24 horas contabilizadas até 6h desta quinta-feira — o índice ultrapassa os 91,4 mm de chuva esperados para todo o mês de fevereiro, segundo a média climatológica. 

Na estação pluviométrica do COP no Cordeiro, na Zona Oeste, o acumulado alcançou uma máxima de 197,7 mm, mais do que o dobro previsto para fevereiro.

Na quarta-feira (5), o Recife enfrentou um dia de caos e muitos transtornos em razão das fortes chuvas. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Prefeitura do Recife (@prefeiturarecife)

Duas mortes foram registradas na Cidade, sendo uma no bairro da Boa Vista, na área central, por suspeita de choque elétrico, e outra no bairro da Estância, na Zona Oeste, em circunstâncias ainda a serem esclarecidas. 

Testemunham contam que a vítima na Estância foi arrastada pela correnteza de um canal que transbordou na área

O alerta máximo do COP é definido quando a Cidade registra uma grande quantidade de ocorrências em virtude das condições meteorológicas.

Essas condições, acrescenta o COP, apresentam risco máximo à população e exigem a instalação de uma força-tarefa para “reestabelecer urgentemente a normalidade”.

Com o alerta máximo, o COP orienta a população a manter os cuidados e ficar em local seguro. Caso isso não seja possível, a orientação é procurar o abrigo mais próximo oferecido pela Prefeitura do Recife (PCR)

Doze abrigos para acolher os afetados pelos impactos das chuvas estão abertos no Recife, nos seguintes locais:

- Centro Social Bidu Krause (Totó)
- Escola Municipal Alto da Guabiraba (Brejo da Guabiraba
- Escola Municipal Célia Arraes (Várzea)
- Escola Municipal de Água Fria (Água Fria)
- Escola Municipal Diácono Abel Gueiros (Macaxeira)
- Escola Municipal Paulo VI (Linha do Tiro)
- Escola Municipal Professor Florestan Fernandes (Ibura)
- Igreja Batista Coqueiral (Coqueiral)
- Igreja Batista do Caçote (Areias)
- Igreja Batista Nacional (Coqueiral)
- Abrigo do Gusmão (São José)
- Oratório Divina Providência (Campina do Barreto)

A lista também pode ser conferida no site da Ação Inverno.

Aulas e serviços não essenciais suspensos
Por conta da renovação do alerta máximo, a Prefeitura do Recife também manteve a suspensão nas aulas da rede municipal de ensino. O cancelamento vale para todas as creches, escolas e unidades de ensino, nos turnos da manhã, tarde e noite.

“Recomendamos que as escolas e faculdades particulares, estaduais e federais adotem a mesma medida”, diz o COP.

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) suspenderam as aulas nesta quinta-feira.

A Universidade de Pernambuco (UPE) e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) - Campus Recife confirmaram a suspensão no turno da manhã e informaram que uma nova atualização sobre o restante do dia será feita às 11h.

A Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE) suspendeu as aulas no Recife e também nos demais municípios atingidos pelas fortes chuvas.

Os serviços não essenciais da PCR também permanecem suspensos nesta quinta-feira, bem como eventos culturais e esportivos. 

O atendimento ambulatorial na rede municipal de saúde está suspenso e o funcionamento é normal nas unidades de pronto atendimento, maternidades e emergências.

O COP afirmou que segue monitorando toda a Cidade e orientou a população a ficar atenta aos canais oficiais da prefeitura.

Alertas meteorológicos em vigor
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovaram alertas de chuvas para o Recife e outras regiões do Estado.

No aviso do Inmet, de nível vermelho, o mais intenso, o instituto indica “grande perigo” de chuvas intensas até 8h desta quinta-feira. 

Os acumulados podem ultrapassar os 100 milímetros em 24 horas e há risco de uma série de transtornos, como inundações, deslizamentos e alagamentos.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por APAC (@apac_oficial)

Já o alerta da Apac é de nível laranja, o intermediário para a Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata e Agreste. 

Segundo a agência, são esperadas pancadas de chuva de intensidade moderada a pontualmente forte até as primeiras horas da manhã desta quinta-feira.

A Apac detalhou que as chuvas são causadas pela ação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (Vcan), associado a um pulso da Zona de Convergência Intertropical (Zcit). 

A tendência de precipitação da Apac indica a sequência de chuvas até moderadas em toda a RMR até o próximo domingo (9).

Veja também

Newsletter