Chuvas regulares encerram racionamento em Garanhuns

Cidade recebe Festival de Inverno próximo final de semana, e Compesa afirma que moradores e turistas não sofrerão com falta de água

Relógio das Flores em GaranhunsRelógio das Flores em Garanhuns - Foto: Prefeitura de Garanhuns/Divulgação

Próximo final de semana começa o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), no Agreste pernambucano, e moradores e turistas não precisam se preocupar com a falta de água. Isto é o que garantiu a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), nesta segunda-feira (17). Segundo a empresa, as chuvas regulares que caem na região desde maio deram condições de encerrar o racionamento no abastecimento da cidade até o próximo período chuvoso.

Leia também
FIG terá programação cultural variada e gratuita durante 10 dias

A Barragem do Cajueiro, o maior reservatório do sistema de abastecimento de Garanhuns, atingiu a capacidade máxima de armazenamento, que é de 14,5 milhões de metros cúbicos de água, e está transbordando. A última vez que a barragem sangrou foi no ano de 2015.

Os outros dois mananciais que alimentam o sistema, as barragens de Inhumas e Mundaú, também apresentaram boa recuperação com o período de inverno e alcançaram o nível máximo de acumulação. A seca prolongada na região tinha levado, inclusive, Inhumas ao colapso em março deste ano.

Graças às chuvas e à localização do reservatório em uma bacia hidrográfica de alto rendimento, Inhumas se recuperou. Agora com as três barragens cheias, a Compesa disse ter tem condições de garantir o fornecimento de água para Garanhuns até o próximo período chuvoso, em maio de 2018, considerando o clima normal para região.

Além de Garanhuns, esse sistema de distribuição de água atende as cidades de Angelim e São João e o distrito de São Pedro.

Veja também

Pacientes de Manaus chegam ao Hospital das Clínicas, da UFPE, neste sábado (23)
Coronavírus

Pacientes de Manaus chegam ao Hospital das Clínicas, da UFPE, neste sábado (23)

Milhares protestam contra prisão de opositor de Putin na Rússia
Protestos

Milhares protestam contra prisão de opositor de Putin na Rússia