Ciclofaixa Estrada do Bongi é inaugurada nesta segunda

Novo equipamento se conecta com outras rotas implantadas nas Zonas Oeste e Sul do Recife, compondo uma malha cicloviária de 22 km

Nova ciclofaixa contará com 2,66 km de extensão e será bidirecionalNova ciclofaixa contará com 2,66 km de extensão e será bidirecional - Foto: Divulgação

A partir desta segunda-feira (20), os recifenses passam a contar com a nova ciclofaixa Estrada do Bongi, que terá 2,66 km de extensão e será bidirecional. Uma vez que o novo equipamento se conecta com outras rotas implantadas nas Zonas Oeste e Sul do Recife, compondo uma malha cicloviária de 22 km, também serão atendidos os bairros do Engenho do Meio, Iputinga, Cordeiro, Torrões, Mangueira, Afogados, Mustardinha, Jardim São Paulo e Imbiribeira.

Com a implantação dessa nova ciclofaixa, maior parte do percurso da nova rota passa a ter velocidade regulamentada de 40 km/h. A Ciclofaixa Estrada do Bongi compõe a Rede Cicloviária Complementar, que registra 52 km de rotas existentes, sendo 27,86 (53%) implantados desde 2013.

Leia também:
Ciclofaixa ganhará bicicletas adaptadas
Ciclofaixa de Turismo e Lazer comemora aniversário com a CCXP Tour Experience 
   

De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), a nova ciclofaixa terá início na Rua Carlos Gomes, e seguirá pela Estrada do Bongi, Rua Pedro Américo, que passará a ser mão única, pela rua Isaac Markman, rua Itapemirim até a rua Cônsul Vilares Fragoso, contemplando os bairros do Prado, Bongi e San Martin, na Zona Oeste.

O traçado da rota não foi escolhido à toa. Como o percurso dos 2,66 km se conecta a outras sete rotas cicláveis, a exemplo das ciclofaixas do Cavouco, Compaz Ariano Suassuna, Antônio Curado e Tiradentes, a intenção da CTTU é facilitar o deslocamento dos ciclistas, uma vez que essas áreas são de grande movimento por ter praças, parques, hospitais, centros comerciais e terminais de ônibus.

Como a maior parte do percurso passará a ter velocidade de 40 km/h, a CTTU implantará 168 placas indicativas, além de reforçar as sinalizações vertical e horizontal e colocar nas ruas equipes de agentes e orientadores de trânsito. A CTTU também disciplinou o estacionamento nas ruas Pedro Américo e da Isaac Markman, que não terão permissão de estacionamento nos dois lados, e na rua Itapemirim, que terá estacionamento permitido em um dos lados por horário. Quem descumprir a sinalização, estacionar ou transitar na ciclofaixa poderá ser notificado com multa que varia entre R$ 195,23 e R$ 880,41.

Veja também

"Tomem a vacina que a esperança não deixa de acabar", disse a primeira vacinada em Pernambuco
Coronavírus

"Tomem a vacina que a esperança não deixa de acabar", disse a primeira vacinada em Pernambuco

Momento histórico: vacina contra a Covid-19 é aplicada pela primeira vez em Pernambuco
Coronavírus

Momento histórico: vacina contra a Covid-19 é aplicada pela primeira vez em Pernambuco