Europa

Cinco pessoas esfaqueadas em ataque em mesquita na capital da Albânia; agressor foi preso

É a primeira vez que um ataque do tipo é cometido em um local de culto no pequeno país dos Balcãs, onde reina a tolerância religiosa

Praça em Tirana, na AlbâniaPraça em Tirana, na Albânia - Foto: albania, tirana,

Cinco fiéis que oravam em uma mesquita em Tirana foram feridos a facadas, nesta segunda-feira (19), e o agressor foi preso, informou a polícia da Albânia, no leste europeu. 

É a primeira vez que um ataque do tipo é cometido em um local de culto no pequeno país dos Balcãs, onde reina a tolerância religiosa. 

Um comunicado da Polícia anunciou a abertura de uma investigação sobre as circunstâncias e os motivos do ataque, que ainda não foram determinados.

O suspeito de 34 anos invadiu a mesquita, localizada no centro de Tirana, por volta das 12h30 (horário UTC; 9h30 em Brasília) e agrediu cinco pessoas que estavam orando no local, explica o comunicado.

As vítimas foram hospitalizadas, mas suas vidas não estão em perigo.

De acordo com o site shqiptarja.com, o agressor entrou na mesquita por uma pizzaria adjacente, onde supostamente também esfaqueou um garçom com a mesma arma.

A polícia não confirmou esta informação.

"Espero que não seja um ato terrorista, mas uma pessoa desequilibrada", disse o imã da mesquita, Ahmet Kalaja, à mídia local.

Oficialmente ateísta durante a era comunista (1945-1991), quando a religião foi banida, a Albânia é predominantemente muçulmana, mas também tem 25% de cristãos (católicos e ortodoxos).

Veja também

Cia aérea oferece teste PCR grátis nos voos entre Brasil e Europa
Pandemia

Cia aérea oferece teste PCR grátis nos voos entre Brasil e Europa

Eclipsado pela Covid, sarampo se alastra pelo Amapá e provoca duas mortes de bebês
Surto

Eclipsado pela Covid, sarampo se alastra pelo Amapá e provoca duas mortes de bebês