VIOLÊNCIA

Circulação do BRT é parcialmente suspensa e Rio entra em estágio de mobilização

Quatro veículos foram incendiados no corredor Transoeste. Devidos aos ataques contra ônibus na região da Zona Oeste da cidade, há impactos na mobilidade

Polícia Militar do Rio de JaneiroPolícia Militar do Rio de Janeiro - Foto: PMERJ / Divulgação

O Mobi Rio, consórcio que administra o BRT, suspendeu a circulação das linhas do corredor Transoeste temporariamente, na tarde desta segunda-feira (23). A interrupção do serviço foi provocada depois que milicianos atearam fogo pelo menos 21 ônibus, sendo quatro do BRT, 12 municipais e outros de fretamento e turismo, em represália pela morte de Matheus da Silva Rezende, conhecido como Faustão ou Teteus. Ele foi morto em confronto com agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil durante uma operação em Santa Cruz.

Apenas as linhas 22 (Jardim Oceânico x Alvorada), 13 (Mato Alto x Alvorada expresso) e 25 (Mato Alto x Alvorada parador) estão em circulação neste momento. Segundo a Mobi Rio, um articulado da antiga frota foi incendiado e houve tentativa de colocar fogo em um BRT da nova frota, mas o fogo foi apagado e o ônibus já está na garagem.

Devido aos impactos provocados na mobilidade da cidade, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que o município entrou em estágio de mobilização às 16h50.

A Prefeitura do Rio recomenda a população que evite circular pelos bairros de Guaratiba, Inhoaíba, Paciência, Cosmos, Santa Cruz e Magarça. Há reflexos no trânsito das principais vias que cortam estes bairros e ônibus incendiados.

Matheus da Silva Rezende, conhecido como Faustão ou Teteus, é sobrinho de Luis Antonio da Silva Braga, o Zinho, criminoso que assumiu o controle da maior milícia do estado do Rio, que atua na Zona Oeste. O comando da organização foi herdado após morte de seu irmão, Wellington da Silva Braga, o Ecko.

Veja também

Meningite: conheça as causas, os sintomas e as formas de evitar a doença
Prevenção

Meningite: conheça as causas, os sintomas e as formas de evitar a doença

TikTok: app vai ser banido nos EUA? Entenda o que acontece agora com a rede social
Rede Social

TikTok: app vai ser banido nos EUA? Entenda o que acontece agora com a rede social

Newsletter