Covid-19

Cirurgias eletivas serão suspensas nos 63 municípios que estão com restrições em Pernambuco

André Longo, secretário estadual de SaúdeAndré Longo, secretário estadual de Saúde - Foto: Américo Santos/SEI

Devido à alta demanda por leitos para casos da Covid-19 nas Gerências Regionais de Saúde que têm sede em Limoeiro, Caruaru e Ouricuri, cirurgias eletivas serão suspensas em hospitais das redes pública e privada dos municípios comprendidos por essas Geres. Essas cidades estão com restrições econômicas e sociais a partir desta sexta (26).

A informação foi dada pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, em coletiva virtual, nesta quinta-feira (25). A partir da próxima segunda-feira (1°) , as cirurgias eletivas estarão suspensas até o dia 12 de março nos 63 municípios das três regionais.



De acordo com o secretário, a ocupação de leitos de UTI nas Geres de Limoeiro, Caruaru e Ouricuri passou de 90% em diversos momentos durante esta semana. "Novas restrições estão intimamente ligadas ao nosso comportamento e à situação da rede de saúde", informou o secretário. 

As três regiões iniciam, a partir desta sexta-feira (26), um período de restrição de todas as atividades de promoção e social, entre 20h e 5h nos dias de semana, e das 17h às 5h aos sábados e domingos. Esas restrições valem até o dia 10 de março.

Pernambuco
O Governo de Pernambuco também irá abrir a licitação para contratação de leitos de UTI e enfermaria dedicados à Covid-19 na rede privada. O edital será publicado ainda esta semana, no Diário Oficial do Estado. 

A contratação será por um período de 90 dias, podendo ser prorrogada a depender da necessidade. A expectativa da SES-PE é contratar, ao todo, em todo o Estado, 300 leitos de enfermaria, 150 leitos de UTI para adultos, além de 40 leitos de terapia intensiva pediátrica e neonatal.

Longo também informou que há uma perspectiva de abertura de novos leitos de UTI nos próximos dias no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, em parceria com a Prefeitura do Recife, e no Hospital Memorial Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife.
 

Veja também

Assessor de segurança nacional dos EUA viaja ao Brasil
Relações Internacionais

Assessor de segurança nacional dos EUA viaja ao Brasil

Restaurante popular é reinaugurado em novo endereço no Recife e terá biometria
Assistência

Restaurante popular é reinaugurado em novo endereço no Recife e terá biometria