Cisam completa 70 anos e anuncia investimentos

Referência na saúde da mulher, hospital anuncia investimentos frutos de cortes nas despesas

O Cisam faz, por mês, cerca de 30 mil atendimentos, dois mil deles de urgência, 600 internamentos e 400 partosO Cisam faz, por mês, cerca de 30 mil atendimentos, dois mil deles de urgência, 600 internamentos e 400 partos - Foto: Allan Torres/Arquivo Folha

 

O Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), também conhecido como Maternidade da Encruzilhada, faz hoje 70 anos e anuncia novos serviços. Até o início de março serão entregues sete leitos de UTI materna, o centro de materiais e esterilização e a reforma dos prédios dos ambulatórios com a abertura de mais 17 serviços - incluindo ambulatórios específicos para o trato dos bebês com a síndrome congênita do zika -, que são anunciados hoje em coletiva de imprensa.

Unidade referência para partos de alto risco no Estado, no trato da mulher de uma forma global e na formação de médicos, o Cisam realiza investimentos graças à economia de recursos próprios. A celebração simbólica ocorre hoje, no pátio da instituição, às 9h, com corte de bolo e homenagens.

“O Cisam hoje é uma das três instituições mais equilibradas do Estado. Por ter esse equilíbrio financeiro é que estamos fazendo melhorias com recursos próprios. Compramos uma ambulância recentemente. Estamos acabando a reforma do centro de esterilização e com ele não vai mais precisar terceirizar esse serviço fazendo assim uma economia grande”, destacou o diretor do centro, o médico Olímpio Moraes. Foi com essa revisão progressiva de custos ao longo dos últimos três anos que o hospital, que recebe por mês R$ 1,6 milhão, conseguiu economizar R$ 200 mil ao mês e realizar investimentos em melhorias. “Estamos mostrando para a sociedade que a organização pública do SUS é viável; que é possível fazer mais com menos, mas com cortes em algumas despesas”, apontou. Parcerias com o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), também gerido pela Universidade de Pernambuco (UPE), ainda alavancaram os novos atendimentos. Entre elas, a abertura nas próximas semanas da triagem para a realização de vasectomia e de reversão de vasectomia. O Cisam será a porta de entrada dos homens que buscam a esterilização ou a recanalização para conseguir ter filhos. Outra novidade desde 2016 no centro foi a implantação do serviço multidisciplinar para homens trans que já tem 60 pacientes atendidos.

Referência
Fundado em janeiro de 1947, o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros teve sua origem na Maternidade da Encruzilhada e no Centro de Saúde Amaury de Medeiros, ambos pertencentes à Secretaria de Saúde de Pernambuco. Em 1973, a antiga Fundação de Ensino Superior de Pernambuco (Fesp), atual UPE, assumiu a administração dessas instituições incorporando-as como Hospital de Ensino. Na história, teve notoriedade na década de 1990 por se incorporar ao movimento a favor da implantação do aborto previsto por lei e se tornou referência na assistência à mulher vítima de violência. Hoje o Cisam permanece entre os hospitais com maior produção de Pernambuco. Por mês são 30 mil atendimentos, dois mil deles de urgência, 600 internamentos e cerca de 400 partos.

 

Veja também

Dificuldade de rastreamento afeta metade do arsenal de armas no Brasil
ARMAS

Dificuldade de rastreamento afeta metade do arsenal de armas no Brasil

Hyundai e Petz fazem parceria para incentivar adoção responsável de animais
Folha Pet

Hyundai e Petz fazem parceria para incentivar adoção responsável de animais