Coronavírus

Clubes retomam atividades esportivas individuais nesta segunda-feira (13)

PE libera esportes individuais em clubes e aulas práticas de cursos superiores a partir desta segunda (13)PE libera esportes individuais em clubes e aulas práticas de cursos superiores a partir desta segunda (13) - Foto: Arthur Mota / Folha de Pernambuco

Nesta segunda-feira (13), mais uma etapa do plano de convivência com a Covid-19 está sendo iniciada em Pernambuco. A partir de agora, as atividade esportivas individuais, à exceção de lutas, estão permitidas nos clubes sociais localizados em todo o Pernambuco. A liberação está no decreto de número 49.193 publicado no Diário Oficial do último sábado (11). 

No entanto, apesar da autorização, no Clube Português, as atividades ainda não estão ocorrendo. Isso porque o local está se adequando às novas regras. De acordo com o diretor de esportes do clube, Felipe Rêgo Barros, a expectativa é que até a próxima quarta feira os trabalhos sejam retomados nas modalidades tênis e natação. "Nós vamos cumprir os protocolos que estamos autorizados. O que nós estamos estamos preocupados é o agendamento de horário para não ter fluxo, não ter congestionamento de pessoas no mesmo horários", ressalta. "Nossa orientação também é que os vestiários permanceçam fechados, que as pessoas venham já com o seu equipamento e a sua vestimenta de casa e que acabando o treinamento ele venha com uma roupa prática, se enxugue e em casa ele faça a questão do banho e higienização", complementa. 

Já no Clube Náutico Capibaribe as aulas de natação retornam nesta segunda, a partir das 14h. Entre outras coisas, para se adaptar, o clube vai instalar divisórias de acrílico na piscina. "Vamos começar com natação para adulto odedecendo os protocolos desde a entrada até a saída do aluno. As aulas do infantil e o pessoal da terceira idade por enquanto estão suspensas", explica o gestor do parque aquático, Hilário Sivini. "Procuramos o máximo de segurança para os alunos", garante. Os vestiários também estão com regras mais rígidas. 

O clube do Santa Cruz, no Arruda, segue fechado e não há autorização para imagem.

Protocolos 
Essa volta das atividades esportivas deve seguir os protocolos sanitários estabelecidos no Plano de Convivência com a Covid-19 do Governo do Estado, como o distanciamento social e as medidas de higiene (lavagem das mãos e uso do álcool em gel a 70%). Os atletas só poderão tirar a máscara na hora do treino, devendo utilizá-la em todos os outros momentos. Aqueles que apresentarem sintomas gripais deverão guardar isolamento.

Além do protocolo sanitário geral do Estado, as modalidades também têm diretrizes específicas, elaboradas em parceria com a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) e com o apoio de federações esportivas.

Veja também

Aena lança programa de incentivo às aéreas para aumentar movimentação de passageiros
Aena

Aena lança programa de incentivo às aéreas para aumentar movimentação de passageiros

Juninho, ex-BBB 24, volta ao antigo trabalho após o reality: "Ficou rico, é?"
BBB

Juninho, ex-BBB 24, volta ao antigo trabalho após o reality: "Ficou rico, é?"

Newsletter