Notícias

CMNE encerra programação de Comunicação Social com visita a Folha de Pernambuco

O Comando Militar do Nordeste tem trabalhado na modernização dos canais de comunicação e esteve na redação para conhecer de perto a rotina e dinâmica do jornal

Militares integrantes do Simpósio de Comunicação do CMNE conhecem o parque gráfico da Folha de PernambucoMilitares integrantes do Simpósio de Comunicação do CMNE conhecem o parque gráfico da Folha de Pernambuco - Foto: Arthur Mota

O Comando Militar do Nordeste (CMNE) encerra nesta sexta-feira (15) a programação do Simpósio de Comunicação Social 2019. O evento tem sido realizado desde a última quarta-feira (13), com oficinas e palestras voltadas ao aperfeiçoamento dos militares com a rotina diária de comunicação. Para concluir as atividades, o CMNE escolheu visitar a redação da Folha de Pernambuco para trocar experiências sobre o trabalho desenvolvido pela imprensa e pela organização institucional. “Anualmente fazemos esse Simpósio para reciclar e atualizar os conhecimentos em relação ao que o Centro de Comunicação Social do Exército tem nos orientado. Nós entendemos que a comunicação é muito dinâmica e a todo o momento surgem novos rumos. Por isso, nosso contato com os órgãos de imprensa é essencial e escolhemos a Folha de Pernambuco, por ser um dos mais importantes para a nossa região”, explicou o coronel Marcos Antônio.

Uma das experiências trocadas neste encontrou foi o uso das redes sociais e a credibilidade das notícias. Segundo o coronel, o Exército tem intensificado a atuação nessas plataformas digitais há dois anos. São mais de 500 mil seguidores no Twitter, 496 mil inscritos no Youtube, além de milhares de usuários no Facebook. “É algo relativamente novo para nós, mas é uma forma de estarmos mais próximos da população. Ela tem interagido bem nas redes dando sua opinião e seu feedback nas notícias que são publicadas nessas redes”, afirmou. Para o diretor Executivo da Folha, Paulo Pugliesi, esse tipo de iniciativa reforça o papel que os veículos de comunicação possuem na disseminação da notícia, principalmente na era digital. “O Exército precisa passar por essa modernização, assim como os veículos estão passando e os próprios leitores. É uma forma também deles estarem mais próximos da população com uma interação mais intensificada pelas redes sociais. Visitas como a do CMNE ilustram o jornal, que tem como missão ser prestadora de serviço a sociedade sempre buscando o melhor”, declarou.

Com uma equipe composta de 26 militares (representando não apenas Pernambuco, mas os estados vizinhos como a Paraíba e o Rio Grande do Norte) recepcionados pelo diretor Operacional José Américo Lopes Góis, todos puderam conhecer um pouco a rotina da redação e a dinâmica do Portal Folha PE, passando também pelo parque gráfico do Jornal. “Nós desenvolvemos um trabalho intenso desde a apuração das informações até a divulgação no jornal impresso e nas redes sociais. A Folha tem crescido muito na plataforma digital, com conteúdos de qualidade e credibilidade. Não publicamos nada que não tenha sido checado e devidamente apurado pelos nossos repórteres. Esse é um compromisso que assumimos há 21 anos com nosso público”, destacou a editora Executiva, Karina Maux.

Como a troca de informações quase que em tempo real, devido ao advento da internet e dos mais diversos canais, ainda existem muitas dúvidas sobre o papel da imprensa para filtrar todos esses dados. Muitos dos militares presentes na visitação, questionaram sobre a propagação das fakes news que tem crescido nos últimos dois anos. “Essa aproximação com o Exército tem um grande valor, porque como instituição, ele é um dos órgãos que a gente procura para a apuração de conteúdo. Justamente porque damos muito valor para a credibilidade da notícia que publicamos. Nos sentimos honrados por ter sido o veículo local que eles escolheram para finalizar o simpósio. Isso mostra que o CMNE vê na Folha de Pernambuco esse trabalho de apuração e informação confiável”, ressalta a diretora Administrativa do jornal, Mariana Costa.

Veja também

Lula: Paralisia do Conselho de Segurança da ONU frente a guerras em Ucrânia e Gaza é alarmante
CONFLITOS

Lula: Paralisia do Conselho de Segurança da ONU frente a guerras em Ucrânia e Gaza é alarmante

Após declarações de Milei, relembre o passado guerrilheiro de Gustavo Petro, presidente da Colômbia
Conflito

Após declarações de Milei, relembre o passado guerrilheiro de Gustavo Petro, presidente da Colômbia

Newsletter