Notícias

CNBB divulga nova nota em defesa da democracia

"Toda atitude que incita à divisão, à discriminação, à intolerância e à violência, deve ser superada", diz documento

Documento foi assinado pelo arcebispo de São Salvador, Dom Murilo KriegerDocumento foi assinado pelo arcebispo de São Salvador, Dom Murilo Krieger - Foto: Reprodução/YouTube

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nesta quarta-feira (24) uma nota em que defende a democracia e critica o clima de ódio no país. O documento da Igreja Católica é assinado pelo arcebispo de São Salvador, dom Murilo Krieger.

"Exortamos a que se deponham armas de ódio e de vingança que têm gerado um clima de violência, estimulado por notícias falsas, discursos e posturas radicais, que colocam em risco as bases democráticas da sociedade brasileira. Toda atitude que incita à divisão, à discriminação, à intolerância e à violência, deve ser superada", diz o texto.

Leia também:
CNBB e mais seis entidades pedem equilíbrio às vésperas das eleições
Consultor do Vaticano é impedido de visitar Lula e envia rosário 'em nome do papa Francisco'
Papa elogia luta contra soviéticos e nazistas na Letônia
Luta por justiça vale mais que índice de católicos, diz CNBB


Sem se posicionar em defesa de candidatos, a entidade afirma que as eleições são uma ocasião para o exercício da democracia que requer propostas e projetos que apontem para a construção de uma sociedade em que reinem a justiça e a paz social.

"Cabe à população julgar, na liberdade de sua consciência, o projeto que melhor responda aos princípios do bem comum, da dignidade da pessoa humana, do combate à sonegação e à corrupção, do respeito às instituições do Estado democrático de direito e da observância da Constituição Federal."

No dia 11, o presidenciável Fernando Haddad (PT) pediu ao secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, que orientasse os fiéis em relação às notícias falsas da internet.


Veja também

Chefe de direitos humanos da ONU diz estar "horrorizado" após 300 corpos serem encontrados em valas
Faixa de Gaza

Chefe de direitos humanos da ONU diz estar "horrorizado" após 300 corpos serem encontrados em valas

Hospital Pelópidas Silveira amplia vagas para receber cinco residentes em Neurologia por ano
recife

Hospital Pelópidas Silveira amplia vagas para receber cinco residentes em Neurologia por ano

Newsletter