Notícias

Com 17,9 graus, Recife tem a manhã mais fria desde 2012

Segundo o meteorologista Thiago do Vale, da Apac, dois fatores contribuíram para esse recorde: o céu claro e a umidade baixa, de 57%

Marca de 17,9ºC foi registra­­do no bairro da VárzeaMarca de 17,9ºC foi registra­­do no bairro da Várzea - Foto: Ed Machado

O Recife teve a temperatura mais fria do ano registrada no início da manhã desta terça-feira (15). Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), termômetros marcaram 17,9ºC, o menor índice desde 2012. A marca foi atingida numa estação da agência na Várzea, bairro da Zona Oeste da Capital conhecido pelas regiões de mata e por condições climáticas mais amenas.

Segundo o meteorologista Thiago do Vale, da Apac, dois fatores contribuíram para esse recorde: o céu claro e a umidade baixa, de 57%. “Uma umidade normal fica entre 60% e 70% e, em dias mais chuvosos, chega a até mais que isso. O que houve hoje [terça-feira] cedo favoreceu o esfriamento”, explicou, sobre o caráter pouco comum dessas “coincidências” atmosféricas na região.

Leia também:
Onda de frio e vento no Recife vai continuar; entenda
Brasil registra maior onda de frio dos últimos quatro anos, diz Inmet


Apesar disso, os anos anteriores também vêm registrando temperaturas mínimas similares no inverno. Em 2016, o índice foi o mesmo de ontem: 17,9ºC. Em 2015, a medição foi um pouco maior, 18,6°C, igual à de 2014. Em 2013, o tempo teve mínima de 19,3°C. Há cinco anos, em 2012, houve o recorde de 17,2°C.

Nem todo mundo sentiu essa queda na temperatura. Sobre isso, o meteorologista ressalta que locais que têm maior densidade populacional tendem a ter uma temperatura maior.

“Essa medição foi feita na Várzea, às 5h. Locais mais altos, com vegetação, podem ter tido essa sensação, mas, onde há mais habitações, a temperatura é maior”, avaliou.

Veja também

Visa amplia lucro para US$ 4,7 bilhões no 2º trimestre fiscal
Visa

Visa amplia lucro para US$ 4,7 bilhões no 2º trimestre fiscal

Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realiza ações de segurança integrada com os municípios
Segurança pública

Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realiza ações de segurança integrada com os municípios

Newsletter