Com 250 mil veículos a mais nas vias, CTTU orienta na volta às aulas

Nesta segunda-feira, uma operação que acontece em diversos bairros da cidade com 80 agentes e orientadores de trânsito espalhados nos corredores mais movimentados

Volta às aulas no Recife. Volta às aulas no Recife.  - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O início do ano letivo das escolas particulares no Recife, nesta segunda-feira (3)é marcado pelo aumento do número de veículos nas ruas da cidade. Segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), com a volta às aulas, a rota viária do Recife tem cerca de 250 mil veículos a mais. Para garantir o retorno às aulas mais tranquilo para os pais e alunos, a CTTU iniciou operação em diversos bairros da cidade. São 80 agentes e orientadores de trânsito espalhados nos corredores mais movimentados, dentre eles, as avenidas Rui Barbosa, Dom João VI, Rua Bernardino Pessoa e Estrada do Arraial. As ações seguem até a sexta-feira (7) e contam, ainda, com arte-educadores da CTTU, que realizam ações de conscientização no entorno das escolas

Leia também:
Volta às aulas injeta 250 mil carros nas vias do Recife
Com aplicativos de transporte, pessoas bebem mais, mas morrem menos no trânsito

"Eu moro a três quarteirões daqui, e o trânsito tava tão intenso que eu achei melhor parar o carro no meio do caminho e viemos andando. Acredito que essa será uma rotina que teremos que adotar porque é muito difícil o fluxo de carros", afirmou Wagner Lira, que levava o seu filho Heitor para o Colégio Damas, localizado na avenida Rui Barbosa, nas Graças, na Zona Norte do Recife.

A CTTU aconselha o uso de transporte escolar regulamentado e a prática de compartilhamento de caronas a fim de diminuir o número de veículos que circula nas ruas da cidade em horários de pico.

Redes municipal e estadual 

Além da operação nos grandes corredores, a CTTU efetuou a sinalização, com faixas de pedestres e placas que dão prioridade aos pedestres, próximo a mais de 30 escolas em diversos bairros como Ibura, Brasília Teimosa e Imbiribeira. As aulas da redes municipal do Recife e de Pernambuco começam nesta terça-feira (4).

“Diferente das escolas particulares, que têm uma demanda muito grande de veículos, as escolas públicas têm uma demanda maior de pedestres e ciclistas. A gente fez todo um tratamento para garantir a segurança das pessoas, independente do meio de transporte que ela utiliza”, afirmou Daniele Monteiro, chefe de Educação para o Trânsito da CTTU. Ainda de acordo com a CTTU, 240 escolas municipais serão contempladas com novas travessias e requalificação de faixas já existentes, até o final de 2020. 


Veja também

Ministério faz confusão com voos, deixa autoridades esperando nos aeroportos e atrasa vacinação
Vacina

Ministério faz confusão com voos, deixa autoridades esperando nos aeroportos e atrasa vacinação

STF rebate Bolsonaro e afirma que não proibiu governo federal de atuar contra pandemia
Justiça

STF afirma que não proibiu governo federal de atuar contra pandemia