Notícias

Com 250 mil veículos a mais nas vias, CTTU orienta na volta às aulas

Nesta segunda-feira, uma operação que acontece em diversos bairros da cidade com 80 agentes e orientadores de trânsito espalhados nos corredores mais movimentados

Volta às aulas no Recife. Volta às aulas no Recife.  - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O início do ano letivo das escolas particulares no Recife, nesta segunda-feira (3)é marcado pelo aumento do número de veículos nas ruas da cidade. Segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), com a volta às aulas, a rota viária do Recife tem cerca de 250 mil veículos a mais. Para garantir o retorno às aulas mais tranquilo para os pais e alunos, a CTTU iniciou operação em diversos bairros da cidade. São 80 agentes e orientadores de trânsito espalhados nos corredores mais movimentados, dentre eles, as avenidas Rui Barbosa, Dom João VI, Rua Bernardino Pessoa e Estrada do Arraial. As ações seguem até a sexta-feira (7) e contam, ainda, com arte-educadores da CTTU, que realizam ações de conscientização no entorno das escolas

Leia também:
Volta às aulas injeta 250 mil carros nas vias do Recife
Com aplicativos de transporte, pessoas bebem mais, mas morrem menos no trânsito

"Eu moro a três quarteirões daqui, e o trânsito tava tão intenso que eu achei melhor parar o carro no meio do caminho e viemos andando. Acredito que essa será uma rotina que teremos que adotar porque é muito difícil o fluxo de carros", afirmou Wagner Lira, que levava o seu filho Heitor para o Colégio Damas, localizado na avenida Rui Barbosa, nas Graças, na Zona Norte do Recife.

A CTTU aconselha o uso de transporte escolar regulamentado e a prática de compartilhamento de caronas a fim de diminuir o número de veículos que circula nas ruas da cidade em horários de pico.

Redes municipal e estadual 

Além da operação nos grandes corredores, a CTTU efetuou a sinalização, com faixas de pedestres e placas que dão prioridade aos pedestres, próximo a mais de 30 escolas em diversos bairros como Ibura, Brasília Teimosa e Imbiribeira. As aulas da redes municipal do Recife e de Pernambuco começam nesta terça-feira (4).

“Diferente das escolas particulares, que têm uma demanda muito grande de veículos, as escolas públicas têm uma demanda maior de pedestres e ciclistas. A gente fez todo um tratamento para garantir a segurança das pessoas, independente do meio de transporte que ela utiliza”, afirmou Daniele Monteiro, chefe de Educação para o Trânsito da CTTU. Ainda de acordo com a CTTU, 240 escolas municipais serão contempladas com novas travessias e requalificação de faixas já existentes, até o final de 2020. 


Veja também

Ministério de Damares abre canal de denúncias para ouvir queixas de pessoas antivacinaDireitos Humanos

Ministério de Damares abre canal de denúncias para ouvir queixas de pessoas antivacina

Biden promete apoio à Ucrânia em telefonema com presidente da UcrâniaEUA e Ucrânia

Biden promete apoio à Ucrânia em telefonema com presidente da Ucrânia