Coronavírus

Com 45 dias de queda nos indicadores, Recife passa a ter apenas 21% dos casos de Pernambuco

Prefeito Geraldo Julio ressaltou que a atitude de cada um é importante para enfrentar essa nova etapa da pandemia

Movimentação no Centro do Recife. Na foto, Rua da Imperatriz.Movimentação no Centro do Recife. Na foto, Rua da Imperatriz. - Foto: Ed Machado / Folha de Pernambuco

O número de novos casos de covid-19, no Recife, está em queda há 45 dias. A cidade, que já chegou a ser responsável, em abril, por 54% dos casos do Estado, fechou o mês de junho com 21% de todos os novos casos de Pernambuco. O anúncio foi feito pelo prefeito Geraldo Julio na manhã desta quarta-feira (1º), quando ele também divulgou que 65% dos pacientes internados nas UTIs dos hospitais de campanha municipais são de outras cidades.

O prefeito Geraldo Julio ressaltou que a atitude de cada um é importante para enfrentar essa nova etapa da pandemia. “O Recife chega a 45 dias de redução da covid. Este é um resultado do trabalho de todos e eu quero agradecer a população. No mês de abril mais da metade dos casos de coronavírus eram de recifenses. Hoje nós somos um a cada cinco casos no Estado e atualmente 65% dos pacientes que estão ocupando as UTIs dos nossos hospitais de campanha são de outras cidades. Depois de todas essas semanas de redução, o mais importante agora é a prevenção, são os cuidados. A higiene, a distância um do outro, o uso da máscara, os cuidados com os grupos de risco e o engajamento no rastreamento. Tudo isso passa a ser mais importante agora”, afirmou.

Assim como em outras partes do mundo, o novo coronavírus chegou ao Estado pela capital, se espalhou pela Região Metropolitana e só depois se interiorizou. Em abril, a capital registrou 3.723 casos - 54% das ocorrências do Estado. No mês de maio, quando o Recife e outros quatro municípios da RMR tiveram 15 dias de quarentena rígida, a cidade chegou a registrar 11.694 casos - 42% do total de novos casos de Pernambuco. Nesse mês de junho, quando a capital teve 5.182 casos, o percentual caiu para 21%. O deslocamento da maior incidência da covid-19 para fora da capital, em direção ao interior do Estado, também foi comprovada por estudo divulgado pela Fiocruz Pernambuco no mês de junho.

Outro forte indicador da desaceleração da pandemia na capital pernambucana, desde o dia 16 de maio, é o crescente número de moradores de outras cidades internados nos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais de campanha municipais. Dos 169 pacientes internados nesta terça (30), 109 são de outros municípios (65%), enquanto 60 são residentes do Recife.

Veja também

Diretora da Folha de Pernambuco, Mariana Costa ganha homenagem
HOMENAGEM

Diretora da Folha de Pernambuco, Mariana Costa ganha homenagem

Biblioteca perdoa dívida de clientes mediante apresentação de fotos de gato
Folha Pet

Biblioteca perdoa dívida de clientes mediante apresentação de fotos de gato