Com as bênçãos de Fátima

Devotos celebram o centenário da aparição de Nossa Senhora de Fátima com intensa programação

Os fiéis têm lotado diariamente as missas em homenagem a Nossa Senhora de Fátima Os fiéis têm lotado diariamente as missas em homenagem a Nossa Senhora de Fátima  - Foto: Rafael Furtado

Há dez anos, Janilda Maria devotava suas esperanças a pedir a intercessão de Nossa Senhora de Fátima para alcançar sua primeira graça. No mesmo dia em que iniciou a novena, seu marido conseguiu um emprego, conta. “Eu passei na Igreja e pedi ajuda a Nossa Senhora de Fátima. Já tinha fé nas obras dela, mas desde esse dia passei a pedir e agradecê-la por tudo. Por isso estou aqui na missa hoje”. Desde o dia 1º de maio tiveram início as homenagens à Santa. Assim como Janilda, centenas de fiéis têm lotado diariamente as missas do primeiro Santuário dedicado a Fátima no mundo, que fica localizado no antigo Colégio Nóbrega, no Centro do Recife.

De acordo com o Padre Antônio Motta, os tributos devem seguir até o dia 13 de maio. Neste ano, os católicos comemoram o centenário da primeira Aparição de Nossa Senhora de Fátima. De acordo com a tradição religiosa, a Santa fez uma aparição a três crianças, em Portugal, no dia 13 de maio de 1917. Como o contexto histórico era o da Primeira Guerra Mundial, acredita-se, também, que ela tenha aparecido para pedir orações pelo fim do conflito. Cem anos depois, os católicos afirmam que a mensagem não poderia ser mais atual. “Não estamos no meio de uma guerra mundial, mas olha para nós agora. A mensagem de amor, de esperança e de compaixão continua se encaixando para nós”, explicou o Padre Motta.

Assim como três crianças convenceram a Igreja do milagre da aparição de Nossa Senhora de Fátima, três motivos fizeram com que a dona de casa Janilda Maria se tornasse devota. Além do emprego do marido, ela contou que já havia feito outras duas promessas envolvendo sua família e foi atendida em todas. “Três graças são muito importantes na minha vida. Fora o emprego do meu marido, minha sobrinha se livrou de um relacionamento abusivo e meu esposo vai conseguir se aposentar este ano ainda”, falou.

As festividades em homenagem a Nossa Senhora de Fátima estão acontecendo diariamente e têm sempre início com novenas, que são as rezas dos terços. Em seguida, acontecem as missas. No dia 10 de maio, às 14h, acontece a abertura do Simpósio Internacional de Mariologia na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). O evento, que sediado no auditório G1 da Universidade, será realizado até o dia 12. “O simpósio acontece simultaneamente as cerimônias do Santuário”, explicou o Padre Jesuíta Antônio Motta. Um representante do Vaticano, Dom Salvatore Perella, virá a Recife para participar das celebrações de homenagem a Santa. Ele será recebido por Dom Fernando Saburido.

Programação
Para o encerramento do evento, no sábado, dia 13, a programação terá início às 7h com a celebração de uma Missa presidida pelo Padre Josenildo. Ao longo da manhã também ocorrerão outras celebrações no Santuário de Fátima, uma às 9h e outra ao meio-dia. Às 13h30 tem início a conferência do padre Fábio José sobre as aparições de Fátima. O Frei Damião Silva e o Padre João Carlos darão conta de animar os fiéis durante toda a tarde e em seguida, às 17h15, sairá do Santuário, a procissão com a imagem de Nossa Senhora de Fátima. A Missa presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, no retorno da procissão, marcará o fim da programação especial de comemoração aos cem anos da aparição de Fátima.

 

Veja também

Avião pequeno faz pouso de emergência em Tamandaré
Litoral Sul

Avião pequeno faz pouso de emergência em Tamandaré

Covid-19: Brasil passa das 210 mil mortes causadas pela pandemia
Boletim Pandemia

Covid-19: Brasil passa das 210 mil mortes causadas pela pandemia