Com as bênçãos de Fátima
Devotos celebram o centenário da aparição de Nossa Senhora de Fátima com intensa programação
Há dez anos, Janilda Maria devotava suas esperanças a pedir a intercessão de Nossa Senhora de Fátima para alcançar sua primeira graça. No mesmo dia em que iniciou a novena, seu marido conseguiu um emprego, conta. “Eu passei na Igreja e pedi ajuda a Nossa Senhora de Fátima. Já tinha fé nas obras dela, mas desde esse dia passei a pedir e agradecê-la por tudo. Por isso estou aqui na missa hoje”. Desde o dia 1º de maio tiveram início as homenagens à Santa. Assim como Janilda, centenas de fiéis têm lotado diariamente as missas do primeiro Santuário dedicado a Fátima no mundo, que fica localizado no antigo Colégio Nóbrega, no Centro do Recife.
De acordo com o Padre Antônio Motta, os tributos devem seguir até o dia 13 de maio. Neste ano, os católicos comemoram o centenário da primeira Aparição de Nossa Senhora de Fátima. De acordo com a tradição religiosa, a Santa fez uma aparição a três crianças, em Portugal, no dia 13 de maio de 1917. Como o contexto histórico era o da Primeira Guerra Mundial, acredita-se, também, que ela tenha aparecido para pedir orações pelo fim do conflito. Cem anos depois, os católicos afirmam que a mensagem não poderia ser mais atual. “Não estamos no meio de uma guerra mundial, mas olha para nós agora. A mensagem de amor, de esperança e de compaixão continua se encaixando para nós”, explicou o Padre Motta.
Assim como três crianças convenceram a Igreja do milagre da aparição de Nossa Senhora de Fátima, três motivos fizeram com que a dona de casa Janilda Maria se tornasse devota. Além do emprego do marido, ela contou que já havia feito outras duas promessas envolvendo sua família e foi atendida em todas. “Três graças são muito importantes na minha vida. Fora o emprego do meu marido, minha sobrinha se livrou de um relacionamento abusivo e meu esposo vai conseguir se aposentar este ano ainda”, falou.
As festividades em homenagem a Nossa Senhora de Fátima estão acontecendo diariamente e têm sempre início com novenas, que são as rezas dos terços. Em seguida, acontecem as missas. No dia 10 de maio, às 14h, acontece a abertura do Simpósio Internacional de Mariologia na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). O evento, que sediado no auditório G1 da Universidade, será realizado até o dia 12. “O simpósio acontece simultaneamente as cerimônias do Santuário”, explicou o Padre Jesuíta Antônio Motta. Um representante do Vaticano, Dom Salvatore Perella, virá a Recife para participar das celebrações de homenagem a Santa. Ele será recebido por Dom Fernando Saburido.
Programação
Para o encerramento do evento, no sábado, dia 13, a programação terá início às 7h com a celebração de uma Missa presidida pelo Padre Josenildo. Ao longo da manhã também ocorrerão outras celebrações no Santuário de Fátima, uma às 9h e outra ao meio-dia. Às 13h30 tem início a conferência do padre Fábio José sobre as aparições de Fátima. O Frei Damião Silva e o Padre João Carlos darão conta de animar os fiéis durante toda a tarde e em seguida, às 17h15, sairá do Santuário, a procissão com a imagem de Nossa Senhora de Fátima. A Missa presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, no retorno da procissão, marcará o fim da programação especial de comemoração aos cem anos da aparição de Fátima.
Veja também

Litoral Sul
Avião pequeno faz pouso de emergência em Tamandaré
