Com catedral vazia, missa celebra início da Semana Santa

Cerimônia celebrada por Dom Fernando Saburido foi transmitida por rádio e internet para evitar aglomerações

Dom Fernando Saburido celebra Missa de RamosDom Fernando Saburido celebra Missa de Ramos - Foto: Reprodução/Arquidiocese de Olinda e Recife

Os católicos puderam acompanhar de casa, na manhã desta domingo, a tradicional Missa de Ramos, celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. A transmissão feita da catedral do Santíssimo Salvador, no Alto da Sé, em Olinda, foi transmitida pela Rádio Olinda e internet, para evitar a aglomeração recomendada nesse período de isolamento.

Para a igreja, o domingo que antecede a Páscoa simboliza o início da Semana Santa, resgatando o momento da chegada de Cristo em Jerusalém, onde ele foi recebido com ramos e panos no chão. Segundo Dom Fernando, a data chega em um momento de reflexão para toda sociedade. "Nós estamos acostumados a celebrar ramos com muita euforia e alegria. E, hoje, esse silêncio total. Uma forma eloquente de falar de Deus, que é através da contemplação. Essa experiência vai marcar nossas vidas e a nossa religiosidade", disse, ao falar do sentimento de encontrar a catedral vazia da presença de fiéis.

Ainda segundo o religioso, é importante que as pessoas sigam o isolamento dentro de casa, com suas famílias, para que o vírus não se propague com tanta rapidez. “Peço que todos sejam muito obedientes. Hoje, (domingo) o evangelho destaca a obediência de Jesus. Então, que a gente possa imitá-lo também com esse gesto, procurando sermos fiéis às vontades de Deus”, comentou. Na celebração estavam o arcebispo e a equipe de liturgia.

Leia também:
Papa inicia Semana Santa com celebração sem presença de fiéis

Veja também

Enem 2020: gabaritos oficiais de provas impressas podem ser consultados a partir desta quarta (27)
EDUCA MAIS BRASIL

Enem 2020: gabaritos oficiais de provas impressas podem ser consultados a partir desta quarta (27)

Covid-19: OMS aponta presença da variante de Manaus do coronavírus em oito países
Coronavírus

Covid-19: OMS aponta presença da variante de Manaus do coronavírus em oito países