doações

Com estoques 60% abaixo do ideal, Banco de Sangue Hemato precisa de doações dos tipos A+ e O-

Baixa nos estoques compromete abastecimento de hospitais e repercute nos atendimentos de urgência

Doação de SangueDoação de Sangue - Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Com baixa no estoque, Banco de Sangue Hemato convoca doadores dos tipos A e O positivos e negativos em caráter de urgência. Nível está 60% abaixo do ideal, a situação compromete o abastecimento de hospitais. Os doadores podem comparecer por livre demanda ou agendar previamente. Todos os tipos sanguíneos são bem-vindos.

A principal preocupação é com os estoques do tipo O-, considerado o doador universal. Pois, este pode ser recebido por todos os pacientes, em especial nos casos de urgência, em que não há tempo para exames para definição do tipo sanguíneo.

O tipo sanguíneo O- também é utilizado em transfusões de recém-nascidos de até quatro meses, seguindo protocolo do Ministério da Saúde.

Segundo a líder de captação do Banco de Sangue Ana Luíza Araújo, a situação dos estoques sempre é agravada nos feriados, pois muitos doadores esquecem de doar.

Situação dos bancos agrava nos períodos de feriados que traz uma queda acentuada nas doações, pois as pessoas viajam e se esquecem de doar sangue. “Nas próximas semanas teremos mais feriados e isso para nós é preocupante. É importante que as pessoas tenham seus momentos de lazer e descanso, mas que não se esqueçam de doar sangue”, ressalta ela.


Para doar sangue basta comparecer ao Banco de Sangue Hemato, na Rua Dom Bosco, 723, Boa Vista. Também é possível agendar previamente. O atendimento ocorre das 7h às 18h, diariamente, mesmo em domingos e feriados.


Requisitos básicos para doação de sangue:

Critérios específicos para o Coronavírus:

Serviço
GSH Banco de Sangue Hemato – Recife
Novo endereço: Rua Dom Bosco, 723 - Boa Vista
Telefones: (81) 3972-4050 | WhatsApp: (81) 98107-0076
Atendimento: Diariamente, das 7h às 18h - incluindo sábados, domingos e feriados
Estacionamento gratuito.

Veja também

EUA anuncia maior rodada de sanções contra a Rússia desde o começo da guerra
MUNDO

EUA anuncia maior rodada de sanções contra a Rússia desde o começo da guerra

Tornado atinge casas e provoca prejuízos em Alagoas
NORDESTE

Tornado atinge casas e provoca prejuízos em Alagoas