Notícias

Com foco em tecnologia, é entregue novo Compaz na Zona Oeste

O espaço tem 16 mil metros quadrados e conta com biblioteca, computadores e Cineteatro

Compaz Governador Miguel ArraesCompaz Governador Miguel Arraes - Foto: Caio Danyalgil/ Folha de Pernambuco

A terceira unidade do Centro Comunitário da Paz (Compaz) foi entregue na manhã desta quinta-feira (26). O novo equipamento, que recebeu o nome de Compaz Governador Miguel Arraes, está localizado na Comunidade do Sítio do Bernardo, Praça da Caxangá, na Madalena, e funcionará de terça-feira a domingo, das 8h às 22h. Inicialmente, foi divulgado que a inauguração seria na quarta-feira (25). 

O novo Compaz Governador Miguel Arraes terá como foco o ensino da cultura maker e contará com uma Unidade de Tecnologia (UTEC) - com cursos de robótica, animação digital, oficina de Arduino (microcontrolador para ativar robô, lixeira, ventilador, entre outros objetos) e cursos básicos de computação e estamparia digital. A UTEC terá, ainda, uma impressora 3D, clubes de rádio, cinema e robótica. Além disso, a unidade contará com um espaço Google de educação.

Leia também:
Recife ganha mais um Compaz nesta quarta-feira de Natal
Compaz do Alto Santa Terezinha recebe ação que identifica deficiência visual em crianças

"As pessoas da comunidade que vão utilizar esse equipamento vão ter uma unidade de tecnologia que vai fazer uma grande diferença na vida delas. Além disso, a grande vertente desse e dos outros Compaz é a atuação na área de cultura de paz, de respeito às diferenças e às minorias que muitas vezes são desvalorizadas neste País", afirmou o secretário de Segurança Urbana do Recife e diretor geral do Compaz, Murilo Cavalcanti.

O novo Compaz tem 16 mil metros quadrados e recebeu um investimento de R$ 7 milhões do Governo do Estado e da Prefeitura do Recife.

"O Compaz já foi premiado como a melhor política de combate a desigualdade de todo o país e nós estamos muito felizes de inaugurar o terceiro equipamento, é uma grande conquista para a cidade do Recife no final deste ano", afirmou o prefeito do Recife, Geraldo Julio.

Assim como as outras duas unidades, o novo Compaz terá uma biblioteca, que recebeu o nome Biblioteca Julia Santiago, onde serão oferecidas oficinas conduzidas por arte-educadores, rodas de leitura, clube do livro e acesso a computadores com internet. O equipamento contará, ainda, com um Cineteatro com capacidade para 125 pessoas, no espaço serão ofertados cursos de dança popular, teatro e gestão cultural, o espaço foi denominado de Cineteatro Joana Batista.

A área externa do equipamento conta com uma pista de cooper, pista de skate, praça de jogos de mesa, equipamentos para alongamento, tênis, quadra poliesportiva coberta e uma quadra de areia para vôlei e futebol.

Uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) será montada na novo Compaz e ofertará serviços de política de assistência social, CAD Único, Bolsa Família e atendimento às famílias, pessoas idosas e com deficiência.

A estimativa inicial é que o Compaz Governador Miguel Arraes receba, em média, 1,5 mil pessoas por dia e atenda os bairros da Torre, Prado, Zumbi, Madalena, Cordeiro, Ilha do Retiro, Bongi, Derby, Paissandu, Graças, Santana, Mustardinha, Afogados, San Martin e Joana Bezerra.

Público
A moradora do bairro da Madalena e mãe de 5 filhos, Lucicleide Nascimento, 36, falou sobre a importância da instalação do Compaz. "A chegada do Compaz é maravilhosa para mim e para os meus filhos porque antes eu não tinha lugar nenhum para levar eles para brincar e agora, com o Compaz, eles podem jogar bola e fazer outras atividades, até coisas educativas", declarou.

Para participar das atividades e cursos ofertadas no Compaz, os moradores devem realizar inscrição na recepção do centro comunitário. Para isso, é preciso levar RG ou certidão de nascimento, CPF e comprovante de residência. As inscrições acontecem do dia 7 de janeiro até 7 de fevereiro; as atividades do Compaz Governador Miguel Arraes começam no dia 11 de fevereiro.

Bairros
O Recife, que já contava com duas unidades do Compaz - o Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Teresinha, na Zona Norte, e o Ariano Suassuna, no Cordeiro, na Zona Oeste -, ganhou agora sua terceira unidade, no bairro da Madalena. Há previsão de que uma quarta unidade do Compaz seja entregue em março de 2020, será o Compaz Dom Hélder Câmara, na comunidade do Coque.


Veja também

Manifestações pró-palestinos aumentam a tensão em universidades americanas
Conflito

Manifestações pró-palestinos aumentam a tensão em universidades americanas

Mãe e filho são suspeitos de cometer duplo assassinato contra idosos em casa de Mato Grosso
Crime

Mãe e filho são suspeitos de cometer duplo assassinato contra idosos em casa de Mato Grosso

Newsletter