Com frevo, foliões festejam aniversário do Ceroula nas ladeiras de Olinda

Foliões acompanham a troça, que completa neste domingo 58 anos de fundação

Foliões saem às ladeiras de Olinda neste primeiro domingo de 2020Foliões saem às ladeiras de Olinda neste primeiro domingo de 2020 - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Centenas de foliões saíram em cortejo pelas ladeiras da Cidade Alta de Olinda acompanhando a Troça Carnavalesca Ceroula de Olinda na tarde deste domingo (5), por volta das 17h. A troça, que hoje completa 58 anos de fundação, homenageia em 2020 Cabela, um dos fundadores. Uma orquestra garante a animação dos brincantes que não aguentam esperar a chegada dos dias oficiais de Carnaval.

A técnica de informática Fátima Patricia Campelo, 35 anos, contou que todos os anos faz questão de participar das prévias de Olinda. Ela sempre leva a filha Érica Patricia, 9. "Todo fim de semana participo. Para mim, nem é aquecimento. Já encaro como Carnaval mesmo. Passo o ano contando os dias para a chegada da folia", disse Fátima.

Leia também:
Galo arrasta foliões no Bairro do Recife no primeiro domingo de 2020
Agende-se: calendário de prévias carnavalescas do Recife e Olinda

Juntos delas estavam a sanitarista Rejane Almeida, 56, e a psicóloga Elaine Amorim, 40. Elas afirmam que todos os anos fazem questão de participar do primeiro desfile do Ceroula. "Carnaval é a melhor festa, indiscutivelmente. Difícil não se contagiar pelo som das orquestras de frevo", comentou Rejane. Ela disse ainda que sempre recebe na casa dela pessoas de outros Estados durante a folia de Momo.

Neste domingo (5), pelo menos 15 atrações vão agitar as ruas da Cidade Alta. Haverá desfiles e cortejos do Batuques de Pernambuco, da Fábrica do Samba, do Maracatu Kangoma, do Ceroula, entre outros. Às 19h30 acontece a tradicional Queima da Lapinha, na Praça do Carmo.

Veja também

Debate permanente deve nortear formação de conscientização geral em prol da diversidade
Respeito às diferenças

Debate permanente deve nortear formação de conscientização geral em prol da diversidade

Vacinação contra a Covid-19 no Brasil começa em ritmo lento e clima de incerteza
Zoom

Vacinação contra a Covid-19 no Brasil começa em ritmo lento e clima de incerteza