Notícias

Com frevo, foliões festejam aniversário do Ceroula nas ladeiras de Olinda

Foliões acompanham a troça, que completa neste domingo 58 anos de fundação

Foliões saem às ladeiras de Olinda neste primeiro domingo de 2020Foliões saem às ladeiras de Olinda neste primeiro domingo de 2020 - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Centenas de foliões saíram em cortejo pelas ladeiras da Cidade Alta de Olinda acompanhando a Troça Carnavalesca Ceroula de Olinda na tarde deste domingo (5), por volta das 17h. A troça, que hoje completa 58 anos de fundação, homenageia em 2020 Cabela, um dos fundadores. Uma orquestra garante a animação dos brincantes que não aguentam esperar a chegada dos dias oficiais de Carnaval.

A técnica de informática Fátima Patricia Campelo, 35 anos, contou que todos os anos faz questão de participar das prévias de Olinda. Ela sempre leva a filha Érica Patricia, 9. "Todo fim de semana participo. Para mim, nem é aquecimento. Já encaro como Carnaval mesmo. Passo o ano contando os dias para a chegada da folia", disse Fátima.

Leia também:
Galo arrasta foliões no Bairro do Recife no primeiro domingo de 2020
Agende-se: calendário de prévias carnavalescas do Recife e Olinda

Juntos delas estavam a sanitarista Rejane Almeida, 56, e a psicóloga Elaine Amorim, 40. Elas afirmam que todos os anos fazem questão de participar do primeiro desfile do Ceroula. "Carnaval é a melhor festa, indiscutivelmente. Difícil não se contagiar pelo som das orquestras de frevo", comentou Rejane. Ela disse ainda que sempre recebe na casa dela pessoas de outros Estados durante a folia de Momo.

Neste domingo (5), pelo menos 15 atrações vão agitar as ruas da Cidade Alta. Haverá desfiles e cortejos do Batuques de Pernambuco, da Fábrica do Samba, do Maracatu Kangoma, do Ceroula, entre outros. Às 19h30 acontece a tradicional Queima da Lapinha, na Praça do Carmo.

Veja também

Entidades criticam 'campanha de sabotagem' e pedem avanço na vacinação infantilVacinação

Entidades criticam 'campanha de sabotagem' e pedem avanço na vacinação infantil

Brasil registra 23,7 milhões de casos de Covid-19Pandemia

Brasil registra 23,7 milhões de casos de Covid-19