Pernambuco

Amupe: Aumento na ocupação de leitos pode gerar falta de medicamentos nos municípios de Pernambuco

Reunião na sede da Amupe com o Governador Paulo Câmara, o Secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo e prefeitos, sobre quadro epidemiológica do EstadoReunião na sede da Amupe com o Governador Paulo Câmara, o Secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo e prefeitos, sobre quadro epidemiológica do Estado - Foto: Rafael Furtado/ Folha de Pernambuco

Como forma de conter o avanço da epidemia da Influenza A (H3N2) e da pandemia da Covid-19, o governador Paulo Câmara, o secretário de Saúde, André Longo, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e gestores municipais, se reuniram de forma virtual na manhã desta sexta-feira (7). Na reunião, foram discutidas ações de enfrentamento às doenças, a necessidade de medicamentos e insumos para os municípios, além de questionamentos sobre as festas privadas, com a aproximação das festividades carnavalescas

De acordo com o presidente da Amupe e 1º secretário da Confederação Nacional de Municípios (CNM), José Patriota, a superlotação das unidades hospitalares é motivo de atenção nas cidades pernambucanas. 

"As unidades hospitalares da rede municipal e da rede estadual estão superlotadas, isso traz alguns problemas. Além disso, há o aumento do consumo de insumos e medicações de urgência e com a ocupação intensiva dos leitos. Nesse contexto, já se anuncia a dificuldade da aquisição de alguns medicamentos injetáveis como dipirona. Os fornecedores dizem que está faltando, estão com dificuldades na entrega e isso é algo preocupante", destacou o presidente. 

Para o gestor da associação, os prefeitos devem ter uma escuta atenta a respeito do contexto em que cada município está inserido. 

"É necessário que os prefeitos escutem os profissionais de saúde e as lideranças. Confiram onde estão as pessoas que ainda não se vacinaram. Adotem a restrição de não permitir a entrada em repartição pública de quem não se vacinou. Essas e muitas outras medidas são necessárias para que os prefeitos e prefeitas adotem", pontuou.  

Durante a reunião, o governador Paulo Câmara apresentou os dados atualizados da influenza e da Covid-19 aos gestores municipais e destacou os incrementos realizados na área da saúde. 

"Voltamos a abrir leitos, adquirimos vans e caminhonetes para ajudar os municípios a vacinar, e também distribuímos testes rápidos. Precisamos também da colaboração de todos para que a atenção básica seja reforçada. Nosso papel sempre será de prestar as informações corretas, as orientações necessárias e dar apoio às prefeituras para proteger e atender a população", explicou. 
 

Veja também

Vangelis, compositor da trilha sonora de 'Blade Runner', morre aos 79 anos
Luto

Vangelis, compositor da trilha sonora de 'Blade Runner', morre aos 79 anos

Moraes diz que TSE tem coragem para combater os que são contrários a "ideais constitucionais"
Justiça eleitoral

Moraes diz que TSE tem coragem para combater os que são contrários a "ideais constitucionais"