Sexta-feira da Paixão

Com poucos fiéis, Catedral da Sé, em Olinda, recebe pela primeira a Via Sacra; confira programação

Via Sacra relembra o sofrimento de Cristo e seu sacrifício

Cerimônia da Via Sacra na Catedral da SéCerimônia da Via Sacra na Catedral da Sé - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Retomando as celebrações de Páscoa após dois anos de pandemia de Covid-19, a Catedral da Sé, em Olinda, recebe a Via Sacra. A solenidade, que ocorre na manhã esta sexta-feira (15), ocorre dentro da igreja e é primeira vez que é realizada na catedral.

Segundo o Padre João Bosco, que conduz a celebração, o momento da Via Sacra relembra o sofrimento de Cristo e seu sacrifício. A liturgia é composta por 14 estações, que representam os últimos instantes antes da crucificação. 

"A Via Sacra é reviver os passos de Jesus e, fazendo isso, nós nos perguntamos por que ele deu a vida por cada um de nós. Foi unicamente por amor, e a gente precisa responder da mesma forma. Como fazemos isso? Procurando fazer o bem, melhorar cada vez mais e buscando ser pessoas de esperança. Precisamos de pensamento positivo diante dessa pandemia, que ainda não acabou", observou o padre. 

Poucos fiéis estiveram presentes na solenidade. Para o sacerdote, o número reduzido de participantes já era esperado, uma vez que a Via Sacra é realizada na Catedral. "A maioria das pessoas está acostumada a acompanhar esse momento em suas paróquias. A ideia é que, com o tempo, elas se acostumem a ter mais essa opção", explicou. 

A cerimônia também está sendo transmitida através dos canais no YouTube da Arquidiocese de Olinda e do Recife e da Catedral da Sé de Olinda. A programação de Pácoa terá continuidade nesta sexta-feira (15), assim como no sábado e no domingo. 
 


A aposentada Socorro Freitas fez questão de acompanhar a Via Sacra presencialmente na Matriz de São Salvador do Mundo, como também é conhecido o templo olindense, mesmo sendo frequentadora da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Bairro Novo. "Depois da pandemia, passei a vir com mais frequência à catedral. A programação é muito boa, porque contempla todas as cerimônias da época", comentou. 

Para Zara Emília Souto, servidora pública aposentada, estar presente na celebração traz uma grande emoção. "Eu me sinto bem na casa de Deus. Troco qualquer festa por um evento da Igreja", apontou.

O casal Manuel José e Deise Cristina enfatizaram a importância de fazer parte da cerimônia. "A Via Sacra é um momento muito importante para nós cristãos, porque celebramos não só a morte, mas também a ressureição de Cristo, que justifica a nossa fé", afirmou Manuel. 

Confira a programação de Páscoa da Catedral da Sé de Olinda:

Sexta-feira Santa - 15h - Ação litúrgica da Paixão do Senhor com Dom Fernando Saburido

Sexta-feira Santa - 17 h - Procissão do Senhor Morto (sai da Catedral do Santíssimo Salvador)

Sexta-feira Santa - 18h - Concerto Paixão Segundo São João (na Catedral do Santíssimo Salvador)

Sábado Santo - 19h - Vigília Pascal com Dom Fernando (na Catedral do Santíssimo Salvador)

Domingo de Páscoa - 9h - Missa Solene com Dom Fernando Saburido (na Catedral do Santíssimo Salvador)

Veja também

Os 3 piores fatores que aceleram o declínio cognitivo, segundo novo estudo de Oxford
Saúde

Os 3 piores fatores que aceleram o declínio cognitivo, segundo novo estudo de Oxford

Monja Coen fala sobre câncer de pele: "estou num processo de cura"; veja os 4 sintomas da doença
Saúde

Monja Coen fala sobre câncer de pele: "estou num processo de cura"; veja os 4 sintomas da doença

Newsletter