Notícias

Com Queima da Lapinha, Recife abre alas para o Carnaval

Tradicional celebração que une cultura popular e fé acontece nesta segunda-feira (6), dia de Reis. Olinda também terá queima.

Queima da Lapinha no RecifeQueima da Lapinha no Recife - Foto: Daniel Tavares/PCR

A tradicional celebração da Queima da Lapinha encerra o Ciclo Natalino do Recife nesta segunda-feira (6), dia de Reis, data que relembra quando os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo após seu nascimento.

A liturgia - que terá a participação de 11 pastoris na mistura de cultura popular e fé - começará às 17h no Pátio do Carmo e será encerrada no Pátio de São Pedro, onde a lapinha é queimada. Com a conclusão do rito, a cidade abre alas para o período do Carnaval, este ano celebrado em 25 de fevereiro. A programação é aberta ao público e gratuita. Além dos pastoris, haverá apresentações de Coral Edgar Morais e Grupo Matulão de Dança.

Leia também:
Calendário de prévias carnavalescas se intensifica a partir deste domingo
Agende-se: calendário de prévias carnavalescas do Recife e Olinda
Sob chuva, centenas acompanham a queima da lapinha e saúdam o Carnaval

Na celebração, a lapinha, que nomeia o evento e simboliza a manjedoura onde Jesus nasceu, é conduzida pelos pastoris do Pátio do Carmo até o Pátio de São Pedro. Neste último, se dá a queima das folhas, palhas e outros materiais que acomodaram o menino. O público pode escrever pedidos que desejam ser atendidos durante o ano em pedaços de papel e atirá-los às chamas para que queimem junto com a lapinha. Toda a celebração é acompanhada de cânticos.

Depois de queimada a lapinha, o frevo tomará conta do Pátio de São Pedro, anunciando o início do próximo e mais esperado ciclo festivo do Recife: o Carnaval.

Confira a programação:

17h às 20h30 - Mendes e sua Orquestra
Pastoril Estrela brilhante
Pastoril Angel de B. Teimosa
Pastoril Giselly Andrade
Pastoril Campinas Alegre
Pastoril Tia Mariza
Pastoril Estrela do Mar
Pastoril Estrela Guia do Cabo
Pastoril Rosa Mística dos Torrões
Pastoril Sonho de uma Adolescente
Pastoril Viver a Vida - 3ª idade
Pastoril Tia Nininha - 3ª idade

20h30 - Coral Edgar Morais e Grupo Matulão de Dança

Olinda
Em Olinda, a Queima da Lapinha acontece na véspera do Dia de Reis, no domingo (5). A celebração terá início às 18h30, com a saída de um cortejo da rua Alto do Sarapião, no bairro de Amaro Branco, em direção à praça do Carmo passando pelas principais vias da cidade. A caminhada será acompanhada pelo Pastoril Estrela de Belém.

Veja também

Notebooks de empresa júnior são furtados dentro da PUC-SP; polícia investiga
BRASIL

Notebooks de empresa júnior são furtados dentro da PUC-SP; polícia investiga

Presidente da Autoridade Palestina aprova novo governo
palestina

Presidente da Autoridade Palestina aprova novo governo

Newsletter