Carnaval 2024

Com Reginaldo Rossi, Alceu Valença e Lorde, Bonecos Gigantes desfilam no Carnaval de Olinda

Nesta terça-feira (13), evento completa 35 anos de existência

Desfile de bonecos gigantes no Sítio Histórico de OlindaDesfile de bonecos gigantes no Sítio Histórico de Olinda - Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

O tradicional desfile dos Bonecos Gigantes no Carnaval de Olinda acontece na manhã desta terça-feira (13) pela 35ª vez. Entre as figuras representadas, estão Reginaldo Rossi e Lorde, homenageados da festividade em Pernambuco e Olinda, respectivamente. O cantor Alceu Valença também está entre as personalidades lembradas.

Por conta do Menino da Tarde e do Elefante, o desfile tem as cores vermelha e branca predominantes. Ao menos seis orquestras de frevos promovem “arrastões” com músicas.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

Nos primeiros desfiles, os bonecos podiam pesar até 50 kgs, mas hoje marcam na balança entre 13 e 25 kgs. A produção de cada um demora entre 15 a 30 dias para ser concluída.

Coordenador do evento, Hugo Melo de Araújo é um dos que carrega os bonecos desde criança, aos oito anos. Hoje com 32 anos, ele comemora mais um ano de trabalho realizado e revela quais as companhias de personagens mais lhe marcam.

“Eu estou emocionado, porque diante de todas as coisas, a gente conseguiu fazer mais uma vez esse encontro. Não é fácil fazer Carnaval não. Esse ano eu vou carregar o Lorde, que é o homenageado de Olinda. Carreguei Alceu Valença e Reginaldo Rossi no Galo (da Madrugada) e isso foi gratificante demais para mim, está carregando eles é uma responsabilidade muito grande”, afirma.

Hugo Melo, organizador do Encontro de Bonecos Gigantes, no Largo do Guadalupe | Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

Três gerações na festa 
Do Recife, Cecília Manzi é acompanhada pelo filho Rafael e sua mãe Elba no Carnaval de Olinda. Essa, segundo ela, é uma tradição de família, assim como investir em fantasias.

“A gente sempre gostou muito e sempre brincamos. Fica mais alegre e divertido quando a gente está fantasiado”, afirma.

Calor humano 
O vendedor Rogério Pires, de 52 anos, escolheu se fantasiar da personagem de terror Tio Chico para o Carnaval de Olinda deste ano.

Ele brinca com a sensação térmica que sente sob a longa roupa preta.

“Eu sou olindense e o Carnaval é isso. Não tem calor não, só o calor humano”, afirma, entre risos.

Folião Rogério Pontes, fantasiado de Tio Chico, curte o Carnaval de Olinda | Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

A representação foi escolhida com base na categoria criada por ele próprio para atravessar o período mais colorido do ano.

“Sempre venho com fantasias diferentes e com desenhos animados antigos, dos anos 70 ou 80”, justifica.

Mundo em Pernambuco 
A secretária Rozana Alcoforado, de 55 anos, brinca em Olinda ao lado do esposo, e quando aguarda a chegada de outras nove pessoas, incluindo vindas das Filipinas e Itália.

A fantasia do grupo foi toda programada por ela, que explica a função de cada detalhe.

“O chapéu é primordial por causa do calor, assim como essa proteção nos ombros. A doleira é adaptada. O Carnaval de Pernambuco é multicultural. Já brinquei em outros lugares, mas aqui tem frevo, caboclinho e opções para todos os gostos. Não só aqui em Olinda e no Recife, mas em Nazaré da Mata e Bezerros também”, exalta.

Três por uma
Engenheira civil, Paula Lucena, de 30 anos, compartilhou a fantasia de “As Meninas Superpoderosas” com outras duas amigas. 

Segundo ela, as personagens na vida real tiveram adaptações. A loira “Lindinha”, de azul, se transformou na morena “Trouxinha”; “Docinho”, de verde, se tornou “Brabinha”, em contraste; “Florzinha”, de rosa, por sua vez, é batizada por “Risadinha” em Olinda.

Amigas curtindo em trio o Carnaval de Olinda | Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

“A gente viu essa oportunidade para virmos fantasiadas em trio. Nós fizemos uma adaptação com o temperamento de cada uma. Eu brigo com todo mundo”, diz em tom descontraído.

Veja também

Rússia afirma que conquistou outra localidade no leste da Ucrânia
guerra na ucrânia

Rússia afirma que conquistou outra localidade no leste da Ucrânia

Desaparecimento de criança pode ser comunicado antes de 24h; veja como
Segurança Pública

Desaparecimento de criança pode ser comunicado antes de 24h; veja como

Newsletter