Com testes rápidos a R$ 250, hospital de Santos (SP) fez mais de 2 mil exames de Covid-19

Os testes rápidos são realizados em sistema de drive thru

Testagem também está feita em drive-thruTestagem também está feita em drive-thru - Foto: Drew Angerer / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / A

O hospital particular Santa Casa, em Santos, litoral de São Paulo, já ultrapassou a marca de 2 mil exames de Covid-19 feitos desde o último dia 8, quando começou a promover a venda de testes rápidos por sistema drive thru. A iniciativa formou fila de 2h no estacionamento da instituição no primeiro dia, com cerca de 300 veículos realizando o teste, e continua levando carros ao local, mas em ritmo menor do que nos primeiros dias, segundo relatos ouvidos pela reportagem. Os exames são feitos de segunda a sexta, em horário comercial, exceto feriados. O resultado sai em 15 minutos.

Leia também:
Maioria com coronavírus na cidade de São Paulo tem até 49 anos
Governo quer comprar 46 milhões de testes para coronavírus, diz ministro
Covid-19 atinge mais de 40 mil e causa 2.575 mortes no Brasil

De acordo com a Santa Casa, os 2 mil exames incluem pacientes internados e profissionais de saúde que atuam no atendimento aos casos confirmados de Covid-19 na instituição. O hospital não informa quantos testes deram positivo. No último boletim divulgado pela Santa Casa, nesta segunda (19), o hospital tinha 28 internações em UTI ligadas ao Covid-19. Até então, o local registrou onze óbitos confirmados pela doença, além de 122 casos confirmados.

O número de internações em UTI é o dobro do que no dia 7, véspera da realização de exames drive thru, quando tinha 14 pessoas nos leitos. O número de óbitos também é bem maior: eram três há 12 dias. De acordo com a Santa Casa, os exames foram adquiridos com recursos próprios, sem a utilização de ações governamentais ou verba pública, e o valor arrecadado será utilizado para equilibrar as contas do hospital, que suspendeu diversos procedimentos durante a pandemia.

A Santa Casa possui atualmente 45 leitos de UTI, sendo que 30 são do SUS e 15 de convênios. A instituição está colocando 30 deles para tratamento específico do Covid-19 e prevê mais 10 em caso de aumento repentino no número de casos a partir da semana que vem. A cidade de Santos tem até o momento 25 óbitos por Covid-19, com outros 22 em investigação. São 359 casos confirmados e 552 suspeitos, com 145 pacientes internados, sendo 48 em UTI.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

 

Veja também

Kombi pega fogo em posto de gasolina na PE-15, em Olinda
Susto

Kombi pega fogo em posto de gasolina na PE-15, em Olinda

Anvisa cancela testes clínicos no Brasil da vacina Covaxin contra a Covid-19
IMUNIZANTE

Anvisa cancela testes clínicos no Brasil da vacina Covaxin contra a Covid-19