Com três novos polos, Réveillon do Recife terá show de Gaby Amarantos; veja a programação

Segundo a Prefeitura do Recife, festa terá mais de 40 atrações; brega é destaque na programação

Gaby AmarantosGaby Amarantos - Foto: Reprodução/Instagram

A artista paraense Gaby Amarantos será a atração principal do Réveillon 2020 do Recife. Com mais de 40 atrações, a festa deve priorizar cultura local e contar com novos polos descentralizados.

Em entrevista coletiva de imprensa na sede da Prefeitura do Recife na manhã desta quinta-feira (19), a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer anunciou os nomes escalados para os cinco palcos do Réveillon. Entre as novidades para a virada de 2019 para 2020 estão os três novos polos. Além dos tradicionais palcos montados na orla do Pina e de Boa Viagem, a festa vai ocorrer na Lagoa do Araçá, na Várzea e no Ibura.

Quem costuma ir à orla nas horas que antecedem a virada terá duas opções de programação. Localizado em Boa Viagem, o polo Acaiaca, ponto mais visitado de acordo com a prefeitura, vai contar com as apresentações da banda Cascabulho, que faz o primeiro show da noite, de Lia de Itamaracá, Spok e convidados, Gaby Amarantos e Maestro Forró. A secretaria estima que cerca de um milhão de pessoas devem passar pelo palco principal do Réveillon recifense.

Já no palco instalado no Pina, a noite começa com brega e termina em Samba, com uma apresentação de Belo Xis e convidados.

A festa na beira-mar também vai contar uma queima de fogos maior do que a do ano passado. Neste ano, o espetáculo pirotécnico deve ter quinze minutos de duração, nos quais serão estourados 21 toneladas de explosivos, três toneladas a mais que em 2018. Ao contrário do que foi especulado, os fogos não serão silenciosos.

De acordo com a secretária de turismo, esportes e lazer, Ana Paula Vilaça, a empresa responsável pela pirotecnia afirmou que não é possível confeccionar fogos totalmente silenciosos. "A prefeitura tem uma preocupação em seguir todas as regras, sempre procuramos minimizar os ruídos e o incômodo causado. Diferente de outras cidades, nossos fogos estarão em três balsas dispostas à 400 metros da orla", disse a secretária.

Nos polos descentralizados a programação prioriza artistas e ritmos locais, como o brega, que, pela primeira vez, ganha destaque na programação. "É um grande sucesso, já tivemos um evento de brega que foi realizado após o carnaval no Recife Antigo. Com base nesse sucesso, resolvemos fazer uma festa popular em prol do brega", afirmou Ana Paula.

Nos novos polos do Pina, Várzea e Ibura, atrações como Eduarda Alves, Michelle Melo, Musa, Banda Sedutora, Elvis, Sheldon, Banda Lapada e Amigas do Brega devem animar o público, que, segundo a organização do evento, deve contar com aproximadamente 15 mil pessoas. A estimativa de público é baseada na movimentação dos polos no Carnaval.

O aumento da estrutura, no entanto, implica um investimento maior. De acordo com o presidente da Fundação da Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha, mais de R$ 2 milhões serão investidos. Em 2018, foram gastos cerca de R$ 1,5 mi.

Em contrapartida, a prefeitura espera uma maior movimentação de turistas no período das festas. "Recife vem recebendo cada vez mais turistas nesse período, por isso nos preparamos com uma grande programação e estrutura", afirmou Ana Paula.

A festa também deve contar com um esquema de trânsito especial. Mais detalhes serão divulgados em coletiva a ser realizada pela CTTU.

Programação completa:
Boa Viagem
19h - Cascabulho
20h40 - Lia de Itamaracá
22h - Maestro Spok, com participação de Nena Queiroga, André Rio, Gerlane Lops, Almir Rouche, Bia Villa Chan e Beto Hortis
00h15 - Gaby Amarantos
2h - Maestro Forró com participação de Edilza Aires, Cristina Amaral, Nádia Maia, Marron Brasileiro, Ed Carlos e Geraldinho Lins

Pina
20h - Serginho Zuada e Banda Swing Novo
21h20 - Eduarda Alves
22h40 - Michelle Melo
00h15 - Musa
2h - Belo Xis com participação de Luiza Pérola, Gracinha do Samba, Maria Pagodinho, Leno Simpatia e Wellington do Pandeiro

Lagoa do Araçá
19h - Karametade
20h30 - Amigas
22h - Amigos Sertanejos com Dino Braia
00h20 - Dudu do Acordeon

Várzea
20h - Banda Sedutora
21h20 - Elvis
22h40 - Sheldon Ferrer
00h20 - Amigas do Brega

Ibura
19h - Apolo Gomes, Alcione Nascimento, Luciana Gomes e Fabiana Bulhões
21h20 - Banda Mandagaroba
22h40 - Banda Sedutora
00h20 - Cybelle do Cavaco
1h40 - Banda Lapada

Coletiva da PCR sobre o Réveillon do Recife

Coletiva da PCR sobre o Réveillon do Recife - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Veja também

Remédios para câncer podem sofrer 'apagão' no Brasil por falta de verba federal
SAÚDE

Remédios para câncer podem sofrer 'apagão' no Brasil por falta de verba federal

Astronautas chineses retornam à Terra após missão espacial de 90 dias
retorno à terra

Astronautas chineses retornam à Terra após missão espacial de 90 dias