Comando Militar do Nordeste tem novo comandante

Na solenidade Passagem de Comando, o general do Exército Artur Costa Moura deixou a função e quem assume é o general Marco Antônio Freire Gomes.

Cerimônia no Comando Militar do NordesteCerimônia no Comando Militar do Nordeste - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

O Comando Militar do Nordeste (CMNE) realizou, nesta terça (21). no Forte Gurarapes, a cerimônia de Passagem de Comando. Na ocasião, deixou o cargo de comandante, o General de Exército Artur Costa Moura, que assumirá o posto de Chefe do Departamento-Geral do Pessoal do Exército (DGP), em Brasília, passando a função para o General de Exército Marco Antônio Freire Gomes.

"Foram dois anos e quatro dias exatos que tive o privilégio e honra de comandar o CMNE, local aqui nos Guararapes onde surgiu o Exército e, que ao longo do tempo tem uma estreita ligação com a população do Nordeste, seja no momento de utilizarmos nosso braço forte para defendê-la, seja no momento da mão amiga com as operações que realizamos. Saio daqui realizado, principalmente por ter comandado numa área onde nasci e fui criado, sou do município de Jiquiá na Bahia e gostaria de agradecer a forma hospitaleira em Pernambuco", afirmou o General Moura.

Leia também:
Exército debate relação com mídia
Governo Federal enviará 120 militares e 36 voluntários da saúde para Roraima

Ele havia assumido o comando do CMNE em agosto de 2016 e, entre as atividades de destaque ao longo destes dois anos, estão: o apoio nas ações de controle e combate ao mosquito Aedes aegypti; apoio à Defesa Civil e as redes municipal e Estadual de Saúde com a instalação de dois Hospitais de Campanha, em Rio Formoso/PE e Marechal Deodoro/AL, para atendimento à população afetada pelas enchentes decorrentes das chuvas dos meses de maio e junho de 2017; ações conjuntas para manter a ordem pública, a exemplo das Operações Leão do Norte, Potiguar II e III e Operação São Cristóvão; envio do 25º contingente do BRABAT ao Haiti; assinatura do acordo de revitalização para o Parque Histórico Nacional dos Guararapes; estreitou laços com autoridades de todo o Nordeste; contribuição para o aperfeiçoamento do Programa de Distribuição Emergencial de Água Potável no Semiárido (Operação Carro-Pipa);

Para o recém-empossado, General Freire Gomes, o grande desafio será dar continuidade a todas atividades desenvolvidas pelo CMNE. "É um desafio que nos orgulha muito, fico feliz em retornar a esta terra e de compartilhar não só com o povo pernambucano, mas com os nordestinos as grandes virtudes e alegrias daqui", declarou. Estiveram presentes na solenidade, o Ministro de Estado e Chefe do Gabinete de Segurança Instituicional (GSI), General Sergio Westhphanlen Etchegoyen, o Ministro de Estado da Defesa, General Joaquim Silva e Luna e o Diretor Operacional da Folha de Pernambuco, José Américo Lopes Góis.


Veja também

Índia satisfeita com início da campanha de vacinação
Vacina

Índia satisfeita com início da campanha de vacinação

Área técnica da Anvisa recomenda também a aprovação da vacina de Oxford
Saúde

Área técnica da Anvisa recomenda também a aprovação da vacina de Oxford