Notícias

Começa interdição no trânsito em Olinda para demolição de ponte

Obras fazem parte do projeto de alargamento do Canal do Fragoso. Bloqueio deve durar quatro meses.

Demolição da ponte da Av Fagundes Varela, Olinda, provoca mudança de trânsitoDemolição da ponte da Av Fagundes Varela, Olinda, provoca mudança de trânsito - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Começou nesta sexta-feira (11) a interdição da ponte localizada sobre a avenida Fagundes Varela, no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda, Região Metropolitana do Recife. A estrutura será demolida neste sábado (12). Uma nova ponte com largura ampliada será construída em substituição à antiga. Para viabilizar as obras, que fazem parte do projeto de alargamento do Canal do Fragoso, o fluxo de veículos na área foi alterado.

De acordo com a Prefeitura de Olinda, a intervenção deve durar quatro meses. Até lá, 12 linhas de ônibus terão seus itinerários alterados, de acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte. Segundo a Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), a ponte dará suporte ao canal e passará a contar com 45 metros de largura.

Leia também:
Obra derruba ponte e altera trânsito em Olinda
Obra de R$ 13,7 milhões no canal do Fragoso promete evitar alagamentos

“A primeira etapa deve ser entregue por volta do mês de fevereiro. Já a segunda etapa, que consiste na construção e pavimentação de 600 metros das duas vias marginais, deve ter início na próxima segunda-feira (11)”, afirma o diretor-presidente da Cehab Bruno Lisboa. A companhia estima que as quatro etapas do alargamento do canal do Fragoso sejam concluídas até dezembro de 2022.

Com a interdição da ponte, os motoristas que seguem de Jardim Atlântico em direção à orla de Olinda devem seguir pela nova ponte da Cehab, localizada na rua Aluízio de Azevedo. O acesso entre a estrutura e a Fagundes Varela é feito pela rua Catulo da Paixão Cearense.  

Panorâmica da região mostra as obras

Panorâmica da região mostra as obras - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A ponte que será usada, exclusivamente, no sentido de saída do bairro ligará a rua Catulo da Paixão Cearense à avenida Governador Carlos de Lima Cavalcante, na altura da praça Pedro Jorge, no bairro de Casa Caiada. “São vias muito importantes no bairro. A circulação de veículos é alta, principalmente em determinados horários do dia. Para amenizar a situação, um maior contingente de agentes de trânsito será disponibilizado no início da obra”, diz o secretário de Transporte e Trânsito de Olinda, Jonas Ribeiro.

Para os moradores do bairro, as obras devem trazer benefícios para a população. No entanto, há reclamações em relação ao andamento das obras, que foram iniciadas em 2013. O ciclista Francisco Edilson, 56, que costuma circular pela área, afirma que “as obras estão sendo executaras em um ritmo muito lento”. “Está demorando um bocado. Além da demora pra concluir, o trânsito, em horários de pico, fica muito intenso”, diz o morador de Rio Doce.

Já os motoristas que desejarem entrar no bairro de Jardim Atlântico a partir da avenida Governador Carlos de Lima Cavalcante deverão usar a ponte da rua Fernando C. de Andrade, seguindo pela rua Nilson Sabino Pinho. Depois, devem seguir pela rua Jornalista Edson Regis até acessar a avenida Fagundes Varela, nas proximidades da Pizzaria Atlântico.

O acesso dos veículos de pequeno porte pela Fernando Cesar Andrade é feito pela orla, e o giro à esquerda, feito na avenida Carlos de Lima Cavalcante, está restrito aos ônibus.

Mapa de alteração no trânsito em Olinda

Mapa de alteração no trânsito em Olinda - Foto: Divulgação/Prefeitura de Olinda

Linhas de ônibus
O Grande Recife Consórcio de Transporte divulgou a alteração nos itinerários de 12 linhas de ônibus que circulam na área. Confira:

882 – TI Xambá /Rio Doce (Carlos de Lima Cavalcanti) – Via Av. Chico Science
Sentido Casa Caiada/Jardim Atlântico (ou TI Xambá/Rio Doce): ...Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti, Praça Procurador Pedro Jorge, Av. Carlos de Lima Cavalcanti, Rua Fernando César de Andrade, Rua Nilson Sabino, Rua Jornalista Edson Régis, Av. Fagundes Varela...

Com o desvio, a parada nº 160152, na Avenida Fagundes Varela, deixa de ser atendida. A opção para o usuário é a parada provisória que será implantada na Rua Jornalista Edson Régis próximo ao cruzamento com a Avenida Fagundes Varela, em frente à loja Giga Cell.

Sentido Jardim Atlântico/Casa Caiada (ou Rio Doce/TI Xambá): ...Av. Fagundes Varela, Rua Catulo da Paixão Cearense, Rua Aluísio de Azevedo, NOVA PONTE NA RUA ALUÍSIO DE AZEVEDO, Praça Procurador Pedro Jorge, Av. Carlos de Lima Cavalcanti...

Por conta da interdição, a parada nº 160112, na Avenida Fagundes Varela, deixa de ser atendida. A opção para os usuários é um ponto que será implantado na própria via antes do cruzamento com a Rua Catulo da Paixão Cearense, em frente ao Edf. Jumbo.

1907 – Paulista/Rio Doce – Via PE-22
Sentido Jardim Atlântico/Casa Caiada (ou Rio Doce/Paulista): ...Av. Fagundes Varela, Rua Catulo da Paixão Cearense, Rua Aluísio de Azevedo, NOVA PONTE NA RUA ALUÍSIO DE AZEVEDO, Praça Procurador Pedro Jorge, Av. Carlos de Lima Cavalcanti...

Por conta da interdição, a parada nº 160112, na Avenida Fagundes Varela, deixa de ser atendida. A opção para os usuários é um ponto que será implantado na própria via antes do cruzamento com a Rua Catulo da Paixão Cearense, em frente ao Edf. Jumbo.

910 – Piedade/TI Rio Doce
1981 – TI Rio Doce (Conde da Boa Vista)

Sentido Rio Doce/Casa Caiada: ...Rua São João Batista, Rua Santa Terezinha, Rua Aluísio de Azevedo, NOVA PONTE NA RUA ALUÍSIO DE AZEVEDO, Praça Procurador Pedro Jorge, Rua Desembargador Tomás Antônio Guimarães, Av. José Augusto Moreira...

Enquanto durar o serviço, estas linhas deixam de serem atendidas pelas paradas nº 160173, na Rua Santa Terezinha; nº 160111 e nº 160112, ambas na Avenida Fagundes Varela. As opções para o usuário são as paradas provisórias que serão implantadas na Rua Aluísio de Azevedo, uma em frente ao imóvel nº 459 e outra junto ao imóvel 187.

882 – TI Xambá / Rio Doce (Carlos de Lima Cavalcanti) – Via Jardim Fragoso
1986 – TI Rio Doce/TI-PE-15


Sentido Jardim Atlântico/Casa Caiada: ...Av. Fagundes Varela, Rua Catulo da Paixão Cearense, Rua Aluísio de Azevedo, NOVA PONTE NA RUA ALUÍSIO DE AZEVEDO, Praça Procurador Pedro Jorge, Rua Desembargador Tomás Antônio Guimarães, Av. José Augusto Moreira...

Por conta da interdição, a parada nº 160112, na Avenida Fagundes Varela, deixa de ser atendida. A opção para os usuários é um ponto que será implantado na própria via antes do cruzamento com a Rua Catulo da Paixão Cearense, em frente ao Edf. Jumbo.

1907 – Paulista/Rio Doce – Via Bultrins
Sentido Casa Caiada/Jardim Atlântico (ou Paulista/Rio Doce): ...Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti, Praça Procurador Pedro Jorge, Av. Carlos de Lima Cavalcanti, Rua Fernando César de Andrade, Rua Nilson Sabino, Rua Jornalista Edson Régis, Av. Fagundes Varela...

Com o desvio, a parada nº 160152, na Avenida Fagundes Varela, deixa de ser atendida. A opção para o usuário é a parada provisória que será implantada na Rua Jornalista Edson Régis próximo ao cruzamento com a Avenida Fagundes Varela, em frente à loja Giga Cell.

1960 – TI Rio Doce/Maria Farinha (Casa Caiada)
Sentido Rio Doce/Casa Caiada (ou TI Rio Doce/Maria Farinha): ...Rua São João Batista, Rua Santa Terezinha, Rua Aluísio de Azevedo, NOVA PONTE NA RUA ALUÍSIO DE AZEVEDO, Praça Procurador Pedro Jorge, Rua Desembargador Tomás Antônio Guimarães, Av. José Augusto Moreira...

Enquanto durar o serviço, esta linha deixa de atender as paradas nº 160173, na Rua Santa Terezinha; e nº 160111, na Avenida Fagundes Varela. As opções para os usuários são o ponto provisório que será implantado na Rua Aluísio de Azevedo, em frente ao imóvel nº 459; e na Rua Aluísio de Azevedo, junto ao imóvel nº 187, próximo ao cruzamento com a Rua Catulo da Paixão Cearense.

Sentido Casa Caiada/Rio Doce (ou Maria Farinha/TI Rio Doce): ...Av. Dr. Cláudio Gueiros Leite, Av. Carlos de Lima Cavalcanti, Rua Professor Fernando César de Andrade, Rua Nilson Sabino Pinho, Rua Manoel Graciliano de Souza, Av. Frederico Lundgren...

Devido à obra, deixam de serem atendidas as paradas nº 160017, na Avenida Carlos de Lima Cavalcanti; e nº 160152, na Avenida Fagundes Varela. A opção para os usuários é a parada nº 160016, na Avenida Carlos de Lima Cavalcanti, antes do cruzamento com a Rua Professor Fernando César de Andrade, em frente ao imóvel nº 3045, Edf. Clemon Ferrand.

Além destas duas paradas, ficam temporariamente desativadas as de nº 160160 e nº 160161, ambas na Rua Manoel Graciliano de Souza. Nestes casos, a opção é a parada nº 160176, na Rua Nilson Sabino Pinho, ao lado do Colégio Souza Leão.

1973 – Casa Caiada
Sentido Rio Doce/Casa Caiada (ou subúrbio/cidade): Praça Procurador Pedro Jorge de Vasconcelos (Terminal), Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti, Rua Professor Fernando César de Andrade, Rua Nilson Sabino Pinho, Rua Manoel Graciliano de Souza, Av. Coronel Frederico Lundgren, Rua São João Batista, Rua Santa Terezinha, Rua Aluísio de Azevedo, NOVA PONTE NA RUA ALUÍSIO DE AZEVEDO, Praça Procurador Pedro Jorge de Vasconcelos, Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti, Av. José Augusto Moreira...

Por conta do desvio, deixam de serem atendidas as paradas nº 160173, na Rua Santa Terezinha; nº 160111 e nº 160112, ambas na Avenida Fagundes Varela. As opções para o usuário são as paradas provisórias que serão implantadas na Rua Aluísio de Azevedo, em frente ao imóvel nº 459; e, ainda na Rua Aluísio de Azevedo, em frente ao imóvel nº 187, antes do cruzamento com a Rua Catulo da Paixão Cearense.

Sentido Rio Doce/Casa Caiada (ou cidade/subúrbio): ...Av. José Augusto Moreira, Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti, Rua Professor Fernando César de Andrade, Rua Nilson Sabino Pinho, Rua Manoel Graciliano de Souza, Av. Coronel Frederico Lundgren, Rua São João Batista, Rua Santa Terezinha, Rua Aluísio de Azevedo, NOVA PONTE NA RUA ALUÍSIO DE AZEVEDO, Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti, Praça Procurador Pedro Jorge de Vasconcelos (Terminal).

Por conta do desvio, deixam de serem atendidas as paradas nº 160173, na Rua Santa Terezinha; nº 160111 e nº 160112, ambas na Avenida Fagundes Varela. As opções para o usuário são as paradas provisórias que serão implantadas na Rua Aluísio de Azevedo, em frente ao imóvel nº 459; e, ainda na Rua Aluísio de Azevedo, em frente ao imóvel nº 187, antes do cruzamento com a Rua Catulo da Paixão Cearense.

1974 – Jardim Atlântico
Sentido Jardim Atlântico/Casa Caiada (ou subúrbio/cidade): Av. Rosa Silvestre (Terminal), Via do Contorno, Rua Pedro Álvares Cabral, Av. Fagundes Varela, Rua Catulo da Paixão Cearense, Rua Aluísio de Azevedo, NOVA PONTE NA RUA ALUÍSIO DE AZEVEDO, Praça Procurador Pedro Jorge de Vasconcelos, Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti...

Enquanto durar a obra, a parada nº 160112, na Avenida Fagundes Varela, deixa de ser atendida. A opção para os usuários é um ponto que será implantado na própria via antes do cruzamento com a Rua Catulo da Paixão Cearense, em frente ao Edf. Jumbo.

Sentido Casa Caiada/Jardim Atlântico (ou cidade/subúrbio): ...Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti, Praça Procurador Pedro Jorge de Vasconcelos, Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti, Rua Fernando César de Andrade, Rua Nilson Sabino, Rua Jornalista Edson Régis, Av. Fagundes Varela, Rua Pedro Álvares Cabral, Via do Contorno, Av. Rosa Silvestre (Terminal).

Com o desvio, a parada nº 160152, na Avenida Fagundes Varela, deixa de ser atendida. A opção para o usuário é a parada provisória que será implantada na Rua Jornalista Edson Régis próximo ao cruzamento com a Avenida Fagundes Varela, em frente à loja Giga Cell.

1985 – Rio Doce (Bacurau)
Sentido Jardim Atlântico/Casa Caiada (ou subúrbio/cidade): ...Av. Fagundes Varela, Rua Catulo da Paixão Cearense, Rua Aluísio de Azevedo, NOVA PONTE NA RUA ALUÍSIO DE AZEVEDO, Praça Procurador Pedro Jorge, Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti, Av. José Augusto Moreira...

Por conta da interdição, a parada nº 160112, na Avenida Fagundes Varela, deixa de ser atendida. A opção para os usuários é um ponto que será implantado na própria via antes do cruzamento com a Rua Catulo da Paixão Cearense, em frente ao Edf. Jumbo.

1982 – Conjunto Beira Mar/Derby
Sentido Conjunto Beira Mar/Derby: ...Av. Cláudio José Gueiros Leite (PE-001), Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti, Av. Dr. José Augusto Moreira, Rua Carlos Nigro, Avenida Carlos de Lima Cavalcanti, Rua São Miguel...

Durante a obra, deixa de ser atendida a parada nº 160454, na Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti. A opção para o usuário é a parada nº 160020, na Avenida Doutor José Augusto Moreira, antes do cruzamento com a Rua Carlos Nigro, próximo ao Centro de Ensino Grau Técnico.

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

Veja também

Bebê de 1 ano e 8 meses foge de casa na madrugada e é encontrado na rua com cachorro caramelo
Belém

Bebê de 1 ano e 8 meses foge de casa na madrugada e é encontrado na rua com cachorro caramelo

Pobreza atinge 41,7% da população na Argentina
ARGENTINA

Pobreza atinge 41,7% da população na Argentina

Newsletter