Começa nesta quinta a segunda fase da Campanha de Vacinação

Cidades como Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda iniciam a vacinação de segundo grupo de pessoas nesta quinta-feira. Pernambuco já recebeu mais de 1,5 milhão de doses da vacina e já entregou 272 mil na última terça

Vacinação em esquema drive thruVacinação em esquema drive thru - Foto: Rafael Furtado / Folha de Pernambuco

Começa hoje a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em Pernambuco. O Estado já recebeu mais de 1,5 milhão de doses da vacina contra a influenza do Ministério da Saúde e já entregou 272 mil na última terça-feira aos municípios. Cidades como Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes iniciam a campanha nesta quinta-feira, enquanto Paulista só inicia a vacinação na próxima quarta-feira. O objetivo é imunizar aproximadamente 599 mil pessoas em Pernambuco.

A segunda fase vai até o dia 8 de maio, contemplando povos indígenas, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo e trabalhadores portuários, profissionais da força de segurança e salvamento (bombeiros, policiais civis e militares, Exército, Marinha e Aeronáutica).

Leia também:
Segunda fase da vacinação contra o vírus Influenza começa nesta quinta (16)
Secretaria de Saúde proíbe visitas a pacientes suspeitos ou confirmados com coronavírus no Recife


Na capital pernambucana, a Secretaria de Saúde do Recife recebeu 32 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde. Para esta fase, a vacinação vai acontecer das 8h às 17h em cerca de 150 postos de saúde da cidade, e em dois pontos de drive thru destinado para pessoas idosas. Os pontos ficam no Shopping RioMar, no bairro do Pina e na Avenida Beberibe, em frente ao Estádio do Arruda. Os drives foram criados em parceria com o Grupo JCPM e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE). Já a lista completa com os locais de vacinação, está disponível no site da Prefeitura do Recife, o www.recife.pe.gov.br.

Em Jaboatão dos Guararapes, a Secretaria de Saúde do município informou que o Ministério da Saúde entregou nesta quarta-feira mais de 12,7 mil doses da vacina contra a gripe, e a imunização acontece normalmente a partir de hoje. A vacinação acontece em todas as unidades de saúde da cidade e no Hospital da Aeronáutica, mas sem o esquema de drive thru, das 8h às 16h. Além do público alvo desta fase, idosos e profissionais da saúde continuarão sendo vacinados.

Já em Olinda, a coordenação do Programa Nacional de Imunização na cidade recebeu ontem um novo lote vacinas da Secretaria Estadual de Saúde. A partir de hoje, 7,3 mil doses estão disponíveis nas cerca de 50 unidades de saúde do município, que também não contará com o esquema de drive thru.

Na cidade de Paulista, a imunização da segunda fase só começará na próxima quarta-feira (22). A estratégia utilizada será a mesma da primeira etapa, realizando aplicação de vacinas de forma itinerante. A gestão optou por esperar a chegada de mais um lote de vacinas do Ministério da Saúde, para recomeçar a campanha.

Última fase
Para a última fase da campanha, que começa no dia 9 de maio, serão contempladas pessoas com deficiência, professores das escolas públicas e privadas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (45 dias após o parto) e adultos de 55 a 59 anos. A meta mínima de vacinação é de 90% do público.

Veja também

Índia satisfeita com início da campanha de vacinação
Vacina

Índia satisfeita com início da campanha de vacinação

Área técnica da Anvisa recomenda também a aprovação da vacina de Oxford
Saúde

Área técnica da Anvisa recomenda também a aprovação da vacina de Oxford