Notícias

Começa nesta quinta a segunda fase da Campanha de Vacinação

Cidades como Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda iniciam a vacinação de segundo grupo de pessoas nesta quinta-feira. Pernambuco já recebeu mais de 1,5 milhão de doses da vacina e já entregou 272 mil na última terça

Vacinação em esquema drive thruVacinação em esquema drive thru - Foto: Rafael Furtado / Folha de Pernambuco

Começa hoje a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em Pernambuco. O Estado já recebeu mais de 1,5 milhão de doses da vacina contra a influenza do Ministério da Saúde e já entregou 272 mil na última terça-feira aos municípios. Cidades como Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes iniciam a campanha nesta quinta-feira, enquanto Paulista só inicia a vacinação na próxima quarta-feira. O objetivo é imunizar aproximadamente 599 mil pessoas em Pernambuco.

A segunda fase vai até o dia 8 de maio, contemplando povos indígenas, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo e trabalhadores portuários, profissionais da força de segurança e salvamento (bombeiros, policiais civis e militares, Exército, Marinha e Aeronáutica).

Leia também:
Segunda fase da vacinação contra o vírus Influenza começa nesta quinta (16)
Secretaria de Saúde proíbe visitas a pacientes suspeitos ou confirmados com coronavírus no Recife


Na capital pernambucana, a Secretaria de Saúde do Recife recebeu 32 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde. Para esta fase, a vacinação vai acontecer das 8h às 17h em cerca de 150 postos de saúde da cidade, e em dois pontos de drive thru destinado para pessoas idosas. Os pontos ficam no Shopping RioMar, no bairro do Pina e na Avenida Beberibe, em frente ao Estádio do Arruda. Os drives foram criados em parceria com o Grupo JCPM e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE). Já a lista completa com os locais de vacinação, está disponível no site da Prefeitura do Recife, o www.recife.pe.gov.br.

Em Jaboatão dos Guararapes, a Secretaria de Saúde do município informou que o Ministério da Saúde entregou nesta quarta-feira mais de 12,7 mil doses da vacina contra a gripe, e a imunização acontece normalmente a partir de hoje. A vacinação acontece em todas as unidades de saúde da cidade e no Hospital da Aeronáutica, mas sem o esquema de drive thru, das 8h às 16h. Além do público alvo desta fase, idosos e profissionais da saúde continuarão sendo vacinados.

Já em Olinda, a coordenação do Programa Nacional de Imunização na cidade recebeu ontem um novo lote vacinas da Secretaria Estadual de Saúde. A partir de hoje, 7,3 mil doses estão disponíveis nas cerca de 50 unidades de saúde do município, que também não contará com o esquema de drive thru.

Na cidade de Paulista, a imunização da segunda fase só começará na próxima quarta-feira (22). A estratégia utilizada será a mesma da primeira etapa, realizando aplicação de vacinas de forma itinerante. A gestão optou por esperar a chegada de mais um lote de vacinas do Ministério da Saúde, para recomeçar a campanha.

Última fase
Para a última fase da campanha, que começa no dia 9 de maio, serão contempladas pessoas com deficiência, professores das escolas públicas e privadas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (45 dias após o parto) e adultos de 55 a 59 anos. A meta mínima de vacinação é de 90% do público.

Veja também

Rússia tenta tomar cidade ucraniana de Lyman, segundo líder separatista
Guerra na Ucrânia

Rússia tenta tomar cidade ucraniana de Lyman, segundo líder separatista

Coreia do Norte lança míssil balístico, segundo Exército sul-coreano
Mundo

Coreia do Norte lança míssil balístico, segundo Exército sul-coreano