Coronavírus

Como higienizar elevadores para combater a Covid-19

Processo exige cuidados para evitar danos aos equipamentos e até incêndios, alerta associação do setor

Limpeza de elevadorLimpeza de elevador - Foto: Divulgação

Em época de Covid-19, a desinfecção de locais de uso público como elevadores é fundamental e precisa ser mais frequente e reforçada. Espaços fechados e usados constantemente, elevadores merecem mais atenção na higienização para evitar riscos de contaminação.

A Associação Brasileira das Empresas de Elevadores (Abeel) alerta aos usuários de elevadores, aos síndicos e administradores de condomínios que produtos químicos não devem ser utilizados diretamente sobre peças e componentes do elevador. 

Isso porque spray com produtos de limpeza aplicados diretamente sobre botões pode provocar acidentes, uma vez que esse tipo de produto contém elementos inflamáveis, que, quando penetram diretamente pelas frestas podem danificar o equipamento. O uso e aplicação contínuos podem ainda ocasionar curto-circuito e até incêndio.
 

“O alerta é importante porque para cumprir o dever de limpar e higienizar os elevadores  durante a pandemia, os condomínios podem provocar acidentes, mesmo sem ter a intenção”, afirma Marcelo Braga, presidente da Abeel.

Para remover sujeiras, pode ser usado um pano macio ou toalha de papel umedicos em álcool isopropílico, mais recomendado para esse tipo de limpeza.

Não é necessário utilizar mangueira com água corrente, o que pode acumular água no poço do elevador e danificar os componentes do elevador. Também não se deve utilizar produtos químicos agressivos como ácidos, água sanitária e removedores de tinta ou abrasivos, como lixa, palha de aço, esponjas ásperas. 

Capas protetoras para os botões são outra solução simples e acessível. As peças encobrem botões e componentes eletrônicos do elevador e são facilmente encontradas no mercado, além de permitir a retirada e higienização.

Veja também

Governo define seis cidades de Pernambuco como prioritárias para apoio técnico no combate à fome
ALIMENTA CIDADES

Governo define seis cidades de Pernambuco como prioritárias para apoio técnico no combate à fome

Oito pessoas são denunciadas por morte de lutador de MMA no Rio
BRASIL

Oito pessoas são denunciadas por morte de lutador de MMA no Rio

Newsletter