Enem 2022

Como se dar bem na prova de Matemática do Enem? Confira dicas e temas que mais caem no exame

Nos próximos dois domingos, 13 e 20 de novembro, mais de 3,3 milhões de estudantes de todo o País farão as provas do exame que dá acesso ao ensino superior.

Professor de Matemática Jonas Lourenço da SilvaProfessor de Matemática Jonas Lourenço da Silva - Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

Nos próximos dois domingos, 13 e 20 de novembro, mais de 3,3 milhões de estudantes de todo o País ficarão de frente para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil.

Desses, 186.837, incluindo os que farão as versões impressa e digital, estão inscritos em Pernambuco. Um momento marcante, cercado de expectativas e, muitas vezes, capaz de traçar uma vida inteira, que, na maioria dos casos, envolve, no mínimo, um ano de preparação.

Para ajudar os candidatos nesta reta final, a Folha de Pernambuco publica, a partir desta terça-feira (8), uma sequência de matérias com dicas sobre o exame, sendo cada uma delas dedicada a uma das quatro áreas do conhecimento contempladas na prova: Matemática, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos e Ciências Humanas, além da Redação.

Até o fim da semana, professores convidados irão abordar maneiras de concluir o teste com mais eficiência e os temas mais cobrados.

Enem Matemática

Entre números e tabelas
Aplicada no segundo domingo do Enem junto à de Ciências da Natureza, a prova de Matemática e Suas Tecnologias é a única que contém 45 questões de uma só disciplina.

“Assim como existe a língua portuguesa, existe a linguagem matemática, que é a mãe das engenharias e está na administração e na economia. Até no ensino básico, você tem uma quantidade maior de aulas de Matemática e Língua Portuguesa. Por isso, as duas se destacam”, diz o professor de Matemática Jonas Lourenço da Silva, do Colégio Motivo.

Diante de tanto peso na pontuação geral, é natural que ela seja o alvo do temor de muita gente. Mas não precisa ter medo. Basta olhar para o teste com foco e estratégia. 

A primeira dica é procurar responder, primeiro, os quesitos mais fáceis. “O aluno precisa ir aonde tem mais afinidade, considerando que tem, em média, pouco mais de três minutos para fazer uma questão. Então, uma questão mais fácil ele pode fazer em um minuto ou um minuto e meio. E isso faz com que ganhe tempo para resolver as questões que vão demandar mais”, orienta o professor.

Outro detalhe importante para concluir o exame com tranquilidade é não deixar para preencher todo o gabarito só depois de acabar, marcando as respostas por partes no decorrer da prova.

Calma, força e foco
Entre os assuntos que mais costumam cair na prova, estão porcentagem, geometria e estatística (veja no infográfico). Para os alunos de Humanas que têm mais dificuldade em lidar com os números, é fundamental ler os comandos com calma e procurar responder, essencialmente, o que o enunciado pede.

“O diferencial é fazer uma boa prova no segundo dia. Ele precisa buscar essas questões de nível fácil ou muito fácil para garantir que a nota suba com grande relevância. Ele precisa focar esse ‘Top 10’ de assuntos e ler com bastante calma. Em metade das questões, você consegue ver no texto o que precisa responder”, lembra o professor Jonas Lourenço.

Veja também

Nova foto de Louis, tirada pela mãe, é divulgada em comemoração ao aniversário do príncipe
REGISTRO

Nova foto de Louis, tirada pela mãe, é divulgada em comemoração ao aniversário do príncipe

Lula defende estratégia internacional contra extrema-direita
DIÁLOGO

Lula defende estratégia internacional contra extrema-direita

Newsletter